30 de maio de 2024 10:47 por Da Redação
A apenas quatro meses da eleição regular, marcada para 6 de outubro, eleitores de Porto Real do Colégio, no Litoral Sul do Estado, distante 172,2 km da capital alagoana, irão às urnas para eleger, em pleito suplementar, os 11 vereadores do município. Os eleitos em 2020 tiveram os mandatos cassados, no último dia 6 de maio, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), por coação, fraude ou abuso de poder econômico na eleição.
Segundo a Justiça Eleitoral em Alagoas, dos 11.782 votos computados para o cargo de vereador, 8.613 foram invalidados. Como o total representa mais da metade dos votos, o TRE/AL cumpre o artigo 224 do Código Eleitoral, que prevê a realização de nova eleição.
Assim, o eleitor de Porto Real vai às urnas no dia 9 próximo, quando elegerá vereadores para mandato de 8 meses, e no dia 6 de outubro, desta vez para escolher legisladores municipais para mandato de 4 anos.
Corpus Christi
Enquanto organiza o processo naquele município, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas suspende as atividades nos cartórios eleitorais e em sua Secretaria hoje (30), feriado de Corpus Christi, e amanhã (31). Segundo a presidência do órgão, o expediente da sexta-feira, chamado “imprensado, será compensado posteriormente, durante jornada de trabalho.
Por causa da eleição suplementar, a 37ª Zona Eleitoral, em Porto Real do Colégio, funciona normalmente hoje, 30, feriado de Corpus Christi.
No gabinete da Secretaria de Administração (SAD), na Assessoria Jurídica da Direção-Geral e na seção de Protocolo, Arquivo e Expedição (SPAE) também será normal o funcionamento, em razão de pregões eletrônicos previamente agendados.