A Prefeitura de Maceió encerra, nesta sexta-feira (31), a Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2024. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa foi iniciada no dia 25 de março, tendo o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, no público-alvo da vacinação.
Apesar de estar acontecendo há dois meses, a campanha de imunização contra a gripe, que está aberta a toda população, encontra-se com as coberturas vacinais baixas entre os grupos prioritários, de acordo com os últimos dados da da Coordenação Técnica de Imunização de Maceió: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (30,76%), idosos (31,53%), gestantes (22,97%) e puérperas (12,39%). Isso representa 30,73% da meta de 90% da população imunizada definida pelo Ministério da Saúde.
“Infelizmente a procura pela vacina contra a Influenza está muito baixa. Não atingimos nem metade do que é esperado pelo Ministério da Saúde. Mas reforçamos que apenas a vacinação permite prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Por isso, as pessoas que ainda não buscaram essa imunização devem fazê-la o quanto antes para se proteger contra a gripe”, orienta a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
Após o término da campanha, a vacinação contra a Influenza será disponibilizada às pessoas que ainda não realizaram a imunização.
Locais de vacinação
As vacinas continuarão sendo administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió, além dos pontos fixos de vacinação como o Maceió Shopping (segunda a sábado – 9h às 21h), Pátio Shopping (de segunda a sábado, das 13h às 21h / domingo, 12h às 19h), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT Praia) – todos os dias – 14h às 21h e Saúde da Gente (segunda a sábado – 8h às 20h).
Contraindicações
As únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.
Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.
Cadastro de idosos acamados
Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
Telefone: (82) 3312-5589;
E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br
Por Assessoria