Dando início a pré-campanha para a disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores de Maceió, organizações populares, lideranças comunitárias, religiosas, apoiadores e amigos lançam neste sábado (1) o nome do Pastor Wellington do Pinheiro, para a vereança na capital alagoana, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A atividade de lançamento acontece a partir das 16h, na Casa de Festa Exthases (Rua Estatístico Teixeira de Freitas, 179, bairro do Pinheiro).
A atividade que contará com a presença do Deputado Federal Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ), é realizada sob o mote “Ousamos Sonhar”, com o objetivo de pautar os debates sobre Maceió e na construção coletiva de um projeto de cidade mais inclusiva e justa. “Retomar o direito ao sonho vivendo na cidade de Maceió é um ato de fé, coragem e ousadia”, destaca trecho do manifesto de lançamento da pré-candidatura.
O manifesto convoca ainda a ampla necessidade de debate popular e cidadão sobre o território, especialmente frente à situação que vive Maceió a partir do crime ambiental da Braskem que afeta direta e indiretamente milhares de pessoas.
“É com muita alegria e com muito entusiasmo que estarei em Maceió para lançar a pré-campanha de alguém que é comprometido com o povo, com os empobrecidos, com a justiça social, que tem uma fé engajada, amorosa e que dialoga”, sinalizou Henrique Vieira a partir de suas redes sociais.
Além do Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, o lançamento deve contar ainda com as presenças do Deputado Federal Paulão (PT/AL), do Deputado Estadual Ronaldo Medeiros (PT/AL), do pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores para prefeitura de Maceió, Ricardo Barbosa, bem como as coordenações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Débora Nunes, e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Eliane Silva, que também é pré-candidata a vice-prefeita por Maceió.
Pastor Wellington
Formalizando sua caminhada pastoral em 1991, quando foi ordenado pela Primeira Igreja Batista de Timbaúba, Pernambuco, já se envolveu com os movimentos de cultura popular da cidade, nas tradições dos folguedos locais e fez essa interlocução entre igreja, arte e cultura. Em 1993, se formou em Teologia pelo Seminário Batista do Norte e no mesmo ano assumiu o ministério pastoral da Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, capital de Alagoas, onde reside junto com a sua família até hoje.
Ao longo dos mais de 30 anos à frente da Igreja Batista do Pinheiro, se tornou uma referência na luta em defesa dos Direitos Humanos e das populações vulnerabilizadas em Alagoas, articulando seus valores e práticas de fé e política aliados ao enfrentamento de toda e qualquer forma de fundamentalismo que viola o direito à vida e a dignidade de todas as pessoas. Em 2021 recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio Alagoas de Direitos Humanos, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh/AL), pela sua trajetória de atuação reconhecida em Alagoas.
Também carrega em sua trajetória um profundo orgulho e admiração pela caminhada compartilhada em parceria com movimentos populares do campo e da cidade, na luta pela democratização de acesso à terra, contra a fome e a insegurança alimentar, em defesa da população LGBTQIA+ e contra todo tipo de violência e dominação que ameaça os seres humanos e a natureza.
Desde 2018 tem sido uma das grandes lideranças que representa a voz das milhares de famílias afetadas pelo afundamento do solo gerado pela empresa Braskem, que causou a destruição de 5 bairros na cidade de Maceió e o êxodo urbano de mais de 60 mil pessoas. Reconhecido como o maior crime socioambiental em solo urbano do mundo gerado pela extração irresponsável de salgema, o Pastor Wellington, tem sido um importante ativista e articulador na luta por justiça, na denúncia e no acompanhamento incessante dos rumos que esse território no coração da capital alagoana tomará nos próximos anos.
Serviço
Lançamento da Pré-Campanha do Pastor Wellington do Pinheiro
Data: 1º de junho
Horário: 16 horas
Local: Casa de Festa Exthases (Rua Estatístico Teixeira de Freitas, 179, bairro do Pinheiro)
ENTRADA ANTECIPADA NO LINK: abrir.link/RdTDu
Por Assessoria