5 de junho de 2024 4:10 por Da Redação
No encontro das avenidas Álvaro Otacílio com a Álvaro Calheiros, no bairro de Jatiúca, o famoso “Posto 7”, um flagrante: durante a chuva, na manhã de hoje (5), um leitor gravou vídeo em que mostra água escura e, segundo ele, mau cheirosa, saindo da galeria de águas pluviais em direção ao mar. “O cheiro era pútrido”, relatou ao 082 Notícias.
A reportagem entrou em contato com a BRK Ambiental, que esclareceu ser de responsabilidade da Prefeitura de Maceió a manutenção das galerias de águas pluviais. O 082 Notícias apurou que até as ligações clandestinas de esgoto na drenagem devem ser combatidas pelos entes municipais, uma vez que a concessionária de esgoto não possui autorização para intervir em nenhuma rede de drenagem.
Em nota, a concessionária informou que, na manhã desta quarta-feira (5), “enviou uma equipe de diagnóstico ao local, e constatou que não há resíduos de esgoto no sistema de drenagem das águas pluviais”. Caso fosse esgoto, o cheiro pútrido permaneceria no local.
Mas, então, o que seria o líquido fétido e escuro que corria para o mar em uma das áreas mais valorizadas da capital alagoana? “Nesse ponto específico, foram analisadas as ligações. A rede de drenagem que deságua aí vem de uma rua que não possui rede de esgoto ativa. Então, não tem como ser esgoto. A cor escura e o cheiro podem ser da chuva ou algo do tipo, teria que contatar a prefeitura pra que eles analisem o próprio sistema de drenagem. Soubemos também que algumas ruas da região foram repavimentadas recentemente, podem ser resíduos e afins. Mas aí só com o diagnóstico deles”, explicou a assessoria da BRK.