5 de junho de 2024 12:50 por Da Redação
Planejar o futuro da Indústria alagoana, inserindo-a no contexto da modernidade, tornando-a mais sustentável e competitiva. Foi com esse objetivo que a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) iniciou a Jornada da Indústria, nessa segunda (3) e terça-feira (4), com o tema “Conectando o futuro: Avançando com ESG na Indústria”.
Nestes dois dias, representantes do setor produtivo, da academia, do poder público e da Rede de Inovação do Senai discutiram e sugeriram propostas de ações estratégicas para que Alagoas avance nas temáticas da Transição Verde e Digital, nos campos da Bioeconomia, Energias Renováveis, Economia Circular e Transformação Digital.
Na abertura do evento, o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, afirmou que sustentabilidade e negócios são dois lados de uma mesma moeda. “As práticas de sustentabilidade são decisivas para alavancar a neoindustrialização no nosso estado e no nosso país”, explicou.
A atividade, que ocorreu no Hotel Jatiúca, também posiciona as marcas Sesi, Senai e IEL como entidades que ajudam as empresas a se prepararem para a agenda do futuro. “A missão do Sesi, do Senai Alagoas e do IEL é apoiar as empresas na incorporação de práticas sustentáveis, garantindo uma atuação voltada ao hoje e, principalmente, ao amanhã”, concluiu José Carlos Lyra.
Entre os convidados, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), estavam o diretor de Relações Institucionais, Roberto Muniz e o superintendente de Meio Ambiente, Davi Bomtempo; pelo BNDES, o chefe do Departamento de Estratégia Social e Territorial, Eduardo Kaplan; pela Petrobras, a gerente de Integração de Projetos Ambientais, Michele Gomes Cardoso.
A Veolia foi representada pelo diretor de Operações, Francisco Dal Rio; a Mineração Vale Verde pelo Chief Operating Officer, Tony Lima; a Embrapii, pelo assessor da Diretoria de Relações Institucionais; Maycon Stahelin; a Finep, pelo gerente da Região Nordeste, Ossi Ferreira. Pelo Instituto Senai de Inovação, esteve presente o pesquisador chefe, Marcos Berton; pela Ambipar o superintendente para o Nordeste, Vinícius Constantino; e pela Origem Energia, a diretora jurídica Alexandra Garchet.
Painel
O painel de especialistas, que ocorreu no segundo dia, foi coordenado pelo especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcello Pio. Ele explica que o segundo momento consistirá na elaboração de um documento com as propostas elaboradas nos dois dias do evento. “A Fiea deu um passo por uma mudança intensa. Agora, o mais importante é que essas ações aqui debatidas, essa expectativa que nós geramos, de fato, se transformem em resoluções e ações concretas”, disse.
Jornada da Indústria
A ação desta semana marca as comemorações pelo Dia da Indústria (25 de Maio) e pelos 45 anos da Casa da Indústria. Até o final do ano, a Jornada da Indústria terá continuidade com os temas Inovação, Produtividade, Saúde e Segurança, Educação Profissional e Sucesso. A programação está disponível no site fiea.com.br/ofuturodaindustria/.
Por Assessoria