Para garantir um deslocamento seguro, os condutores devem respeitar as normas de circulação e conduta segura nas vias. A orientação vai desde o respeito às sinalizações, até o uso de calçados adequados durante a condução de veículos. Ao longo de 2023, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) contabilizou 12.611 mil infrações por uso de calçados que não se firmem aos pés, sendo a terceira infração mais cometida em Maceió.
Nos quatro primeiros meses de 2024, já foram 8.356 mil registros. “Sem dúvidas, quem puxa esses dados são os motociclistas. Com a popularização do transporte sobre duas rodas e aumento nas estatísticas de ocorrências envolvendo esse público, operações contínuas vêm sendo deflagradas. Esse modal de transporte tem sido uma preocupação dos órgãos de trânsito em nível nacional, e não é diferente em Maceió”, pontuou o coordenador técnico de Trânsito do DMTT, Wanderson Freitas.
São considerados inadequados aqueles que, por seus formatos, altura ou composição, prejudiquem a perfeita utilização dos comandos e pedais. A proibição inclui sandálias, tamancos, chinelos, rasteirinhas, chuteiras com cravos, sapatos de salto alto e até de bico fino.
De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor flagrado comete infração de natureza média, com multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
É primordial que o calçado proporcione firmeza e precisão ao pé na hora de acionar os pedais do acelerador, freios e a embreagem. Na dúvida, é melhor dirigir descalço, entretanto para motociclistas, a prática deixa o condutor ainda mais vulnerável a danos nos pés em casos de sinistros de trânsito. Nesse sentido, a orientação é que usem sapatos fechados.
Ações educativas
Para orientar os condutores, a equipe de Educação do DMTT visita empresas, canteiros de obras e realiza pitstops educativos na malha viária da capital alagoana. O intuito é levar orientações de segurança para as pessoas e reduzir os índices de infrações e sinistros. As ações acontecem diariamente.
Por Assessoria