As redes estadual e municipal de ensino em Alagoas, em breve, ganharão uma importante ferramenta de apoio aos profissionais de educação – e também para outros profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos – no enfrentamento às diversas violências que são detectadas no ambiente escolar.
O aplicativo “Aprender a Proteger” foi desenvolvido para orientar os profissionais a lidarem com este fenômeno, a observar e analisar os sinais, sua rede de proteção local e a importância e os caminhos para acolher e atender a criança e sua família, bem como a notificação do caso.
Na semana passada, foi realizada uma reunião para estabelecer os termos do acordo de cooperação interinstitucional que garantirá a utilização do App. Participaram do encontro representantes da União de Dirigentes em Educação (Undime), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do Núcleo da Infância e Juventude.
Dentre os compromissos estabelecidos no encontro, está a realização de formação regionalizada para profissionais de Educação em todo o Estado; a elaboração de planos de atividades preventivas em cada escola; e encontros formativos para a Rede de Proteção e promotores de justiça.
Estas foram as principais diretrizes do documento que será assinado no próximo dia 19 de junho durante a abertura do XIII Fórum Estadual Extraordinário da Undime, que terá o tema “A educação municipal em diálogo com as transformações sociais”.
Os encontros regionalizados para os profissionais de Educação já se iniciam no próximo mês de julho e acontecerão nas cinco regiões de Alagoas (Mata, Sertão, Norte, Agreste, Litoral Sul e Região Metropolitana).
Estiveram presentes na reunião o professor Neilton Nunes, representando a Undime; a professora Roseane Vasconcelos, secretária de Estado de Educação; Fabiana Dias, superintendente do Desenvolvimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e de Políticas Educacionais; e Cláudio Malta, promotor de justiça, coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude do MPAL.