Por Dilson Ferreira*
O plano de arborização urbana é importante iniciativa.
Dessa forma a gente pode discutir a arborização da cidade de Maceió, uma cidade que já tem poucas árvores. No entanto, é importante também que essa discussão seja ampla. Envolva biólogos, arquitetos, paisagistas, engenheiros, botânicos, população em geral, até para que tenha adesão da população em relação a um plano como esse.
Então, essa discussão foi feita no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) dia 18 de junho. No entanto, necessita urgentemente ampliar o debate, trazendo não só engenheiros, mas toda a população.
Outra medida importante era utilizar o Conselho da Cidade, que já está instituído pela Prefeitura de Maceió para fazer parte do debate, seria ideal para que essa iniciativa tivesse um sucesso maior e uma adesão maior da sociedade.
Esperamos que o debate seja ampliado, esse plano de arborização urbana seja apresentado a toda a sociedade alagoana para que tenha uma discussão ampla, considerando que nós temos biomas diferentes na cidade, temos restinga, temos resquícios de mata atlântica, temos mangues, temos uma cidade que é cortada por um riachos que precisa de cuidado.
Então, é importantíssimo, a arborização urbana está ligada a ciclovias, a mobilidade ativa, a caminhabilidade, está ligada ao microclima da cidade, conforto ambiental térmico da cidade, está ligado a drenagem urbana, plano de mudanças climáticas, está ligado a infraestrutura urbana, paisagismo, praças, parques, etc.
Enfim, é um tema de muita relevância para a cidade de Maceió, que carece de uma arborização adequada, que tem relação total com a infraestrutura urbana e o planejamento urbano da cidade.
Enfim, esperamos que a ALURB, a Autarquia de Limpeza Urbana da Prefeitura de Maceió, amplie esse debate.
Esse é o nosso apelo para que o debate seja ampliado e todos da cidade ganhem.
A iniciativa é louvável e necessária, porém planejamento se faz com participação social para ter legitimidade e adesão da população.
*Arquiteto e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)