Hoje (5), às 19h, a cidade de Pão de Açúcar inaugura um prédio importante para a preservação de seu acervo histórico-cultural. O Museu de Arte e Cultura, que tem Joãozinho Lisboa como representante, é resultado de uma colaboração entre a gestão municipal e a comunidade.
O prédio vai transformar a antiga Cadeia Pública em um novo cenário. Para o prefeito Jorge Dantas, esta estreia tem magnitude: “Espero que este museu se transforme em um ponto de visitação e admiração aos que o visitarão, eternizando nossas tradições, glorificando a nossa cultura e, ao fim, cumprindo o papel de auxiliar nossa Pão de Açúcar a cumprir o seu destino histórico de cidade turística, com sua história e belezas inigualáveis.”
O museu vai acomodar objetos de arqueologia, paleontologia, pinturas, fotografias, filmagens e esculturas. Com painéis lúdicos e exibição de mídias, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa vai expôr a história do sertão alagoano aos visitantes. Os fotógrafos Ricardo Lêdo e Celso Brandão presentearam com registros para contribuir no acervo.
Joãozinho Lisboa (1900-1990), natural de Pão de Açúcar (AL), foi projecionista de cinema, escultor, fotógrafo e pintor. A estátua do Cristo Redentor alagoano, que fica no Morro do Cavalete, é de sua autoria.
Arquitetado e mobiliado pela arquiteta Fernanda Gueiros, o museu conta ainda com a produção tecnológica e expográfica do Estúdio Núcleo Zero.
SERVIÇO
INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE ARTE E CULTURA JOÃOZINHO LISBOA
Quando: Hoje (5)
Onde: Museu de Arte e Cultura – Avenida Bráulio Cavalcante, Centro de Pão de Açúcar, antiga Cadeia Pública
Horário: 19:00