13 de julho de 2024 12:56 por Da Redação
Morreu hoje, 13, às 05 horas, aos 57 anos, a atriz alagoana Ana Sofia Araújo de Oliveira. Nascida em Maceió, em 30 de setembro de1966, era casada com o ator e diretor de teatro Mauro Braga, com quem protagonizou muitos trabalhos no teatro alagoano. Ana Sofia deixa uma marca na cena teatral de Alagoas como atriz, diretora e dramaturga.
“Sua paixão e talento continuarão vivos em nossas memórias e corações”, diz a nota divulgada pela família. Sua produção como dramaturga inclui três trabalhos que foram produzidos e encenados: O Mistério da Fonte Milagrosa, O Último Mutum-de-Alagoas e O Meu Saci Pererê.
Como atriz, Ana Sofia subiu ao palco para encenar sucessos de público, como Hello Boy, Igreja Verde, Mirandolina, Ararinha o Anjo Azul, entre outras peças. Atuou também como diretora teatral nas peças A Lição, Zelodaro Come Pano e Um Inimigo do Povo.
Um dos mais expressivos nomes da cena teatral alagoana, o ator Chico de Assis expressou tristeza sobre a morte da artista.
“Falar de Ana Sofia é falar de uma parte da história do teatro alagoano. Ana Sofia de Oliveira era uma atriz maravilhosa, diretora de teatro, autora teatral, cenógrafa e figurinista. Ela ministrava oficinas de teatro e vivia e sobrevivia intensamente dessa arte, era algo visceral. Desde a década de 90, trabalhamos juntos em várias montagens, como ‘Igreja Verde’, ‘Mirandolina’ e ‘O Diário de Anne Frank’. Tenho um carinho imenso e respeito pela pessoa e pela artista que foi a Sofia. Sua perda empobrece o teatro alagoano, e precisamos cuidar dos nossos artistas, pois eles são os que fazem a história local. Ana Sofia deixa um legado frutífero para o teatro alagoano, e sua missão, embora muitas vezes dolorosa, foi maravilhosa”, disse ele, em texto divulgado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Chico também enfatizou o papel fundamental da artista no Grupo de Teatro Cena Livre. “Ela tinha uma paixão imensa pelo Cena Livre, que construiu junto com seu esposo, Mauro Braga, e seus dois filhos, Caio e Léo, também artistas que a acompanharam nessa trajetória artístico-cultural. Ela era a alma desse grupo, que está ativo desde 1981”, destacou.
Velório e sepultamento
A família informa que o corpo de Ana Sofia será velado será no Memorial Parque das Flores, na Capela 4, no bairro Benedito Bentes 1. O sepultamento acontecerá amanhã, 14, às 10 horas.