sexta-feira 22 de novembro de 2024

Patrimônio Vivo de Alagoas, Palhaço Biribinha é reconhecido como Mestre das Artes Brasileiras pela Funarte

Artista alagoano se destaca como único nordestino premiado na categoria circo
Foto: Divulgação

Considerado um dos grandes nomes da arte circense alagoana, Palhaço Biribinha recebeu, através do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Prêmio Mestras e Mestres das Artes 2023. Agora, o artista, reconhecido em 2010 pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), como Patrimônio Vivo de Alagoas, se tornou Mestre das Artes Brasileiras.

A premiação busca reconhecer e prestigiar pessoas que são referências na área cultural, sendo elas profissionais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro ou artes integradas (manifestações que associam mais de uma dessas linguagens). Na solenidade, que aconteceu no Rio de Janeiro, estiveram presentes a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a Presidente da Funarte, Maria Marighella.

“Esses mestres e mestras estão, cada um com sua história, se eternizando e nos inspirando. É necessário que a gente estabilize esse universo da arte para ter essa oportunidade de homenagear, reconhecer e emancipar a vida e atender as novas gerações através dessa ferramenta que o brasileiro tem que é nossa cultura”, destacou a Ministra Margareth Menezes.

Foto: Divulgação

Com mais de 67 anos dedicados a fazer arte circense, Biribinha, nascido na Bahia e radicado em Alagoas desde 1965, herdou o talento de seu pai, Nelson Silveira, e hoje leva o legado para sua quinta geração. Atualmente, se apresenta com a Companhia Teatral Turma do Biribinha em todo o Brasil e carrega consigo o nome de sua cidade do coração, Arapiraca, no agreste alagoano.

“Alagoas me abraçou desde o início e por isso levo o nome desta terra, assim como o de Arapiraca, comigo em todo território nacional. São 52 anos vivendo a arte só aqui em Alagoas. Quando falam de mim, é sempre Biribinha de Alagoas. Não fiz outra coisa da minha vida a não ser arte. Todo amor, carinho e dedicação que tenho por este segmento me fizeram chegar até aqui representando todos meus irmãos alagoanos”, disse o mestre.

Por seu reconhecimento a nível nacional e sua contribuição às artes brasileiras, o artista foi um dos 50 selecionados para receber a premiação, se destacando como o único na categoria circo da região nordeste. “É uma emoção difícil de explicar, até evito me prolongar para não me emocionar mais. Mas repito que é uma vitória de todos nós alagoanos”, falou emocionado.

“Dá para ver nas minhas palavras que eu amo muito o meu palhaço, é o meu carro-chefe, é o que me envaidece, é o que me orgulha. Foi ele que me fez receber tantas homenagens, tantas cartas, tantos certificados, tantas palavras bonitas, tantos abraços, tantas lágrimas, tantas alegrias, tantas pessoas a me ver, a me ouvir, a me aplaudir, sabe, que eu tenho que sentir esse orgulho”, complementou o artista.

Mestre Biribinha expressou seu profundo agradecimento pelo apoio recebido ao longo de sua trajetória. “Agradeço por tudo que vocês, meus irmãos alagoanos, fizeram e têm feito por mim e pelo meu palhaço. É por isso que, para onde eu vou e onde quer que eu esteja, procuro reconhecer a todos e todas, levando meu agradecimento e dividindo minha emoção, lágrimas de alegria, felicidade, carinho e amor por este reconhecimento nacional. Aproveito esta oportunidade para compartilhar este reconhecimento com todos os meus irmãos alagoanos”, concluiu.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *