21 de julho de 2024 12:31 por Da Redação
O diretório do Partido dos Trabalhadores de Maceió realizou, neste sábado (20), a Convenção que referendou a chapa majoritária com os nomes de Ricardo Barbosa, para prefeito e Eliane Silva (Psol) vice-prefeita e os candidatos a vereadores. O PT faz parte da Federação de partidos formada por PT, PCdoB e PV.
O PT e os partidos que compõem a Federação estão sob pressão do MDB que reivindica junto a Executiva Nacional do PT a retirada da candidatura de Ricardo Barbosa para apoiar a candidatura de Rafael Brito (MDB). O clima na convenção petista foi de união entre as tendências internas, mas o espirito da militância é de resistência a uma possível manobra da Executiva Nacional em intervir em favor do MDB.
O candidato Ricardo Barbosa declarou em suas redes sociais: “Juntos e juntas, estamos comprometidos com a transformação e o progresso da nossa querida Maceió. Com a força e a união de todos, vamos enfrentar os desafios de cabeça erguida e com muita determinação. É hora de trabalhar com ainda mais empenho para garantir que a nossa cidade seja um lugar melhor e mais justo para todos. Vamos em frente, com coragem e determinação, para construir um futuro digno e próspero para todos nós. Conto com vocês nessa caminhada”!
O senador Renan Calheiros (MDB) tem buscado atrair a legenda do PT para a aliança como MDB onde caberia ao PT e a Federação indicar o candidato ou candidata a vice na chapa encabeçada por Rafael Brito. O petista Ricardo Barbosa tem declarado que o PT não é um puxadinho do MDB. No entanto, entrevistado pelos jornalistas Marcos Rodrigues e Wyderlan Araújo: “nós avaliamos que ‘se’ tivermos que abrir mão [da candidatura], iremos trabalhar apenas a nossa chapa proporcional. Apoiaremos Rafael Brito, mas já decidimos que não iremos indicar o vice. Ser parceiro não quer dizer ser submisso”, finalizou Barbosas.
Nas entrelinhas Ricardo Barbosa não descarta que o senador Renan Calheiros tenha o seu pleito atendido pela Executiva Nacional do PT, aos afirmar: “se tivermos que abrir mão [da candidatura]”. O MDB somaria os tempos de rádio e TV do PT e dos demais partidos, além de recursos do Fundo Eleitoral.
O PT de Maceió e de Alagoas vai conviver com a incerteza mesmo endo aprovado os nomes para a forma a chapa majoritária ainda vai depender da decisão da cúpula nacional.
Por Assessoria