As olimpíadas iniciaram, oficialmente, na capital francesa, na sexta-feira (26). Aproveitando que o espírito olímpico está tomando conta do planeta, com mais uma edição da competição milenar, o supervisor da Reabilitação do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), Ray Coutinho, explica a importância da prática esportiva e de atividades físicas no desenvolvimento infantil.
“A prática regular da atividade física tem como objetivo o fortalecimento de ossos e músculos, também melhora o equilíbrio e o desenvolvimento motor, além de garantir um peso equilibrado, evitando, assim, patologias crônicas, como por exemplo diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares”, salienta o fisioterapeuta Ray Coutinho.
De acordo com o estudo do American College of Sports Medicine, apenas um em cada cinco adolescentes atende às recomendações internacionais de atividade física. Isso inclui atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular, necessárias para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que o público infanto-juvenil deve fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade moderada a forte, principalmente aeróbica, toda semana.
Nesta edição, são quase 50 modalidades diferentes que os pequenos podem conhecer e se interessar em fazer parte. “Aproveite a energia dos Jogos Olímpicos que começam nesta sexta-feira e inspire-se a movimentar, brincar e ser feliz. Juntos vamos levar promoção à saúde para as crianças e os adolescentes com saúde física e mental”, reforça o supervisor da Reabilitação do HCA.
Por Agência Alagoas