A Secretaria da Saúde de Maceió é a principal fonte de financiamento para as campanhas dos vereadores. As emendas impositivas avançaram sobre o orçamento municipal da saúde. O acordo patrocinado pelo prefeito João Henrique Caldas (PL) com a Câmara de Vereadores soma R$ 30.597.008,93.
A justificativa encontrada pelos vereadores, para ter acesso a vultosa soma de dinheiro público, é a mesma para todas as emendas: “Aprimorar a atenção especializada ambulatorial e hospitalar”. Os valores milionários têm parado nas contas de organizações, a maioria, sem condições técnicas de administrar estes recursos. Muitas ainda não têm condições de cumprirem com o que está descrito na justificativa.
O secretário de Saúde, Claydson Duarte Silva de Moura, conhecido como Mourinha, tem despachado com os vereadores para viabilizar as emendas.
O detalhe que chama a atenção dos analistas de contas públicas é que 100% das emendas destinam-se a fundações, associações, institutos, e outras ONGs, que têm servido como casulo para fins eleitorais.