segunda-feira 25 de novembro de 2024

Sesau volta a alertar sobre os cuidados com a prevenção contra a gripe

Influenza afeta o sistema respiratório e se propaga facilmente por meio do contato pessoa a pessoa
Transmissão da influenza acontece de forma direta, quando um indivíduo infectado pelo vírus expele gotículas ao falar, espirrar e tossir. Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça junto à população alagoana a importância das medidas de prevenção contra a Influenza, doença imunoprevenível aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão.

Isso porque, conforme o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP/Gripe) do Ministério da Saúde (MS), os óbitos provocados pela doença triplicaram entre janeiro e agosto deste ano, uma vez que nos primeiros oito meses de 2024 foram registradas 46 mortes e 224 casos, contra 15 mortes e 74 casos no mesmo período de 2023.

O chefe de Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, médico infectologista Renee Oliveira, explica que a influenza é um tipo de gripe que afeta o sistema respiratório e se propaga facilmente.

“Os vírus influenza responsáveis pelas epidemias sazonais são os tipos A e B, sendo o influenza A o responsável pelas grandes pandemias. O H1N1 e o H3N2, por exemplo, são subtipos da influenza A. Desses, o que possui maior taxa de mortalidade é o H1N1”, informa. De acordo com o especialista, a influenza pode se instalar de formas mais graves.

“Nesse caso chama-se de Síndrome Respiratória Aguda Grave [SRAG] e são considerados mais graves e levam à hospitalização, podendo evoluir a óbito. Já o resfriado, apesar de apresentar sintomas semelhantes, é provocado por outros tipos de vírus, como o rinovírus e o vírus sincicial respiratório. O resfriado é uma doença mais branda, com sintomas mais leves. Sintomas como febre e complicações não são comuns”, detalha.

Renee Oliveira ressalta que febre, tosse, calafrios, dor de garganta, coriza e dor de cabeça são os sintomas mais presentes nas infecções respiratórias. E que qualquer sinal de agravamento, as pessoas devem procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.

“Além da vacinação, outras medidas preventivas também podem ajudar a diminuir a transmissão de vírus respiratórios, cuja transmissão acontece principalmente por meio de gotículas ao falar, espirrar ou tossir. A ventilação dos ambientes e o cuidado com pessoas sintomáticas são medidas que contribuem para a redução da contaminação”, esclarece.

Ainda de acordo com o infectologista, a transmissão da influenza acontece de forma direta, de pessoa para pessoa, quando um indivíduo infectado pelo vírus expele gotículas ao falar, espirrar e tossir.

 

Fonte: Assessoria

 

“Essas gotículas podem pousar na boca ou nariz de pessoas próximas ou possivelmente ser inaladas nos pulmões. Eventualmente, pode ocorrer a transmissão pelo ar, quando partículas residuais, que podem ser levadas a distâncias maiores que 1 metro, são inaladas”, pontua Renee Oliveira.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *