Misturando texturas, formas e cores em seu trabalho, a artista plástica Vanessa Accioly tem a honra de expor as obras no Arquivo Público de Alagoas (APA), situado no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió.
Mergulho no Seco integra a Semana Primavera dos Museus, que ocorre em todo o território nacional, e segue na programação até o dia 12 de novembro, das 8h às 17h. O arquivo abriga 16 peças espalhadas por todo o salão.
A artista utiliza materiais provenientes da natureza para dar construção ao trabalho. “Mergulho no seco é um banho enxuto de matérias e substâncias vivas contidas na terra, como a produção da tinta, a pesquisa sobre o barro, minérios, e a vastidão das cores enquanto elementos naturais, somados ao raciocínio com as mãos como estado de atenção plena, considerando o saber ancestral como força guardiã subterrânea de sabedoria inextinguível”, descreve Vanessa.
Com a intenção de democratizar o acervo e os bens culturais do estado, o Arquivo Público abriu um espaço para oficinas, projetos educacionais do patrimônio e promover exposições. E, claro, fomentar pesquisas.