Nos dias 26, 27, 28 e 30 de setembro, Maceió se tornará palco de uma iniciativa pioneira em acessibilidade no audiovisual, com a estreia da “Mostra Inclusão”. A ação faz parte da 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano e tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência, oferecendo filmes com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, janela de Libras e legendas descritivas, além de oficinas voltadas para o tema.
A programação da Mostra Inclusão contará com a exibição de seis filmes alagoanos, entre curtas e longas-metragens, e será realizada no Centro Cultural Arte Pajuçara, com sessões gratuitas e abertas ao público. Todos os filmes foram selecionados a partir do “Mapeamento de Acessibilidade”, lançado em 2023 em parceria com o portal Alagoar, com o objetivo de identificar produções locais que já contemplem esses recursos.
O Mapeamento de Acessibilidade segue disponível para receber novas obras, no link: https://encurtador.com.br/eOQ6c
Formação em acessibilidade audiovisual
Além das exibições de filmes, a Mostra Inclusão também trará oportunidades de aprendizado para profissionais e interessados na área de acessibilidade. Nos dias 28 e 30 de setembro, serão realizadas oficinas sobre gravação de intérpretes de Libras e consultoria para audiodescrição. As oficinas ocorrerão no Empire Studio BR e no Sesc Poço, e contarão com intérpretes de Libras e audiodescritores narradores, tornando o ambiente ainda mais inclusivo.
As inscrições para essas oficinas estão abertas no site oficial da Mostra Sururu (www.mostrasururu.com.br).
Por Assessoria