domingo 24 de novembro de 2024

Cedim/Uncisal é referência no diagnóstico precoce do câncer de mama em Alagoas

Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal prepara o Dia D da campanha Outubro Rosa para o dia 18 de outubro
Cerca de 80 a 100 mamografias por dia são realizadas no Cedim da Uncisal | Assessoria

No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Centro de Diagnóstico e Imagem Prof. Alberto Cardoso (Cedim), unidade de apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), comemora uma marca histórica no cenário do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas: a realização de 1.500 mamografias/mês e 40 ultrassons mamárias por semana.

Os números colocam a unidade como referência no estado para a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de mama. De acordo com Ceiça Carvalho, diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal, hoje o Cedim/Uncisal realiza uma média de 80 mamografias por dia e no mês da campanha Outubro Rosa a unidade chega a realizar 100 exames/dia. “Por meio da busca ativa realizada pelo Cedim, a paciente não precisa mais esperar para realizar os seus exames. Temos muito orgulho do trabalho que estamos realizando, principalmente por permitir que pacientes de Maceió e de vários municípios realizem suas mamografias e ultrassons mamárias com um atendimento humanizado e de alta qualidade”, afirmou.

Ela ressalta que o Cedim é porta aberta o ano inteiro e o exame não é realizado apenas no mês de outubro, mas todos os meses. “A paciente faz a mamografia e não precisa passar mais de seis meses para realizar a ultrassonografia mamária. Aqui a paciente que é diagnosticada com qualquer tipo de suspeita, em menos de 30 dias ela tem o seu diagnóstico fechado e já vai ser encaminhada para um tratamento”, completou a diretora.

Ceiça Carvalho, diretora do Cedim | Assessoria

Dia D

No próximo dia 18 de outubro, o Cedim/Uncisal realizará o Dia D da campanha Outubro Rosa. Ações de conscientização sobre a importância dos exames serão realizadas durante todo o dia. A data simbólica marca os avanços da unidade e seu compromisso com o diagnóstico precoce de câncer de mama.

“O diferencial do Cedim é a atenção, o cuidado e o carinho que a equipe tem com essas mulheres. Todos os dias fazemos um trabalho educativo. As pessoas vêm para outros exames e procedimentos e perguntamos se já realizou a mamografia. Muitas vezes estão aguardando há mais de um ano e nós ofertamos a mamografia naquele mesmo dia. É importante que a sociedade saiba que existe no estado um local em Alagoas onde você faz a sua mamografia e é acompanhado até o final, tudo pelo SUS”, afirmou Ceiça Carvalho.

Reinaugurado em julho de 2019, após 11 anos fechado, o Centro de Diagnóstico e Imagem Prof. Alberto Cardoso (Cedim) é um unidade da Uncisal que reúne o ensino, pesquisa e extensão, tripé de uma universidade, além da assistência com os serviços de saúde. No local, estudantes da própria Uncisal tem acesso à parte prática e também pesquisas.

A diretora Ceiça Carvalho ressaltou que Projetos de Extensão também realizam atividades do Cedim. “Percebemos no dia a dia que o câncer está afetando não só a faixa etária de 40, 50, 60 anos. Hoje mulheres cada vez mais jovens estão sendo diagnosticadas. O Cedim é um objeto de pesquisa e estudo para a universidade”, completou Ceiça.

Exame de mamografia( – Mulheres entre 40 a 69 anos não precisam de encaminhamento para fazer o exame de mamografia. As interessadas podem agendar através do WhatsApp 98833-8578 e se dirigir ao Cedim com o cartão do SUS e o documento de identificação. Mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos, precisam de solicitação médica para o agendamento.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *