terça-feira 26 de novembro de 2024

Casa de Direitos já viabilizou mudança de nome e gênero em documentos de 14 pessoas trans neste ano

Serviço é oferecido pela Secretaria de Prevenção à Violência em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas através do programa "Respeita Meu Nome"
Foto: Ascom Seprev

A Casa de Direitos de Maceió realizou, ontem (21), três audiências para retificação de nome e gênero em documentos de identificação social de pessoas transgêneras. A ação faz parte do programa “Respeita Meu Nome”, que já assegurou, este ano, o direito à atualização do documento civil a 14 pessoas transexuais.

O serviço é oferecido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) por meio do Núcleo de Prevenção e Garantia de Direitos (NPGD), que atua na promoção dos direitos de minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As audiências são realizadas em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

“Esse projeto tem a missão de assegurar direitos a pessoas trans para que elas possam ser reconhecidas pelo nome e o gênero com o qual se identificam. Através de um atendimento humanizado, buscamos orientar e facilitar a retirada de todos os documentos, desde o primeiro contato até o final do trâmite. Desta forma, estamos garantindo a cidadania e assegurando que essas pessoas exerçam seu papel na sociedade de forma livre e digna”, explicou a coordenadora do NPGD, Caroline Vieira.

O alagoano Tom Menezes foi um dos contemplados com as audiências dessa segunda-feira e elogiou o atendimento que recebeu durante todo o processo. “Minha experiência com a Casa de Direitos foi extremamente positiva. Todo o trâmite ocorreu de forma bastante célere e os profissionais com os quais eu tive contato foram extremamente atenciosos, gentis e respeitosos”, afirmou.

Ele ressaltou ainda a importância de existir um equipamento público que assegure à população trans o direito fundamental de ter o nome e o gênero com o qual se identifica no documento de identificação pessoal.

“Muito importante existir um local que ofereça esse serviço de forma gratuita, uma política pública feita para as pessoas que vivem à margem da sociedade e que merecem o mínimo de dignidade, que é a garantia do direito de ser quem são. Minha gratidão ao Governo do Estado e a todos os profissionais que compõem esse local tão necessário”, completou Tom Menezes.

Atendimento

Para quem busca esse atendimento, a Casa de Direitos de Maceió fica localizada no Mirante do Jacintinho e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O serviço também está disponível na Casa de Direitos de Arapiraca, situada na rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, também de segunda a sexta, das 08h às 17h.

Por Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *