O deputado federal Paulão (PT) esteve nessa segunda-feira (21) na cidade de Rio Largo (AL), onde se reuniu com o prefeito Gilberto Gonçalves (PP). O encontro foi marcado por declarações elogiosas de ambos, culminando no compromisso do deputado de colocar seu mandato para ajudar a cidade. A reunião repercutiu nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, especialmente, devido ao histórico político do prefeito, que é aliado do deputado federal Arthur Lira (PP).
A militância petista, surpreendida pelo encontro, reagiu nos grupos de WhatsApp, demonstrando inquietação. Em sua fala, Paulão expressou o desejo de “estabelecer uma parceria” com o prefeito, afirmando: “Quero ser parceiro, ajudar na sua gestão. Quem ganha com isso é a população, principalmente a que mais precisa!”. Gilberto Gonçalves retribuiu os elogios, chamando Paulão de “um trabalhador incansável”.
O movimento de Paulão em Rio Largo é visto como uma aproximação com o grupo político de Arthur Lira, uma vez que o prefeito é um seguidor e aliado do deputado. Além disso, o encontro foi interpretado como um sinal claro de que Paulão deu início à sua pré-campanha ao Senado em 2026, justamente em Rio Largo, onde Gilberto Gonçalves é adversário político do senador Renan Calheiros (MDB).
O desentendimento entre Paulão e Renan começou nas últimas eleições, quando a Executiva Nacional do PT interveio, obrigando a retirada da candidatura do advogado Ricardo Barbosa para apoiar Rafael Brito (MDB). Agora, Paulão envia um recado ao senador Renan, que buscará a reeleição em 2026. Com duas vagas em disputa no Senado, a entrada de Paulão pode complicar os planos de Renan, um cenário já discutido tanto entre militantes do PT quanto por analistas políticos.