A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, nesta terça-feira (23), a criação da Medalha Izac Jacson, honraria voltada a personalidades com destacada atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores. Proposta pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), a homenagem é direcionada a lideranças do movimento sindical, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Ministério Público, jornalistas, pesquisadores e ativistas sociais.
Para Ronaldo Medeiros, a luta em defesa dos trabalhadores no país é permeada de pessoas que abdicaram de suas vidas em prol do bem coletivo, em defesa dos seus iguais.
“A luta em defesa dos trabalhadores é permanente, cotidiana. Sempre estamos a ver iniciativas que buscam diminuir ou mesmo retirar direitos dos trabalhadores, que foram conquistados com muita luta ao longo dos anos”, pontua. “Ou seja, temos companheiros de luta do passado e do presente que merecem, e muito, serem reconhecidos por sua história e dedicação à classe trabalhadora”, completa o parlamentar.
Izac Jacson
A medalha recém-criada pela Assembleia Legislativa leva o nome de Izac Jacson, ex-dirigente sindical. Ele atuou no Sindicato dos Bancários e foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas por três gestões, seguindo depois como um de seus dirigentes.
“Izac foi um dos imprescindíveis, citados no poema de Bertolt Brecht, na defesa da classe trabalhadora em Alagoas, tanto da cidade quanto do campo. Homenageá-lo com o nome de uma honraria da Assembleia Legislativa, que tem como finalidade ressaltar a atuação daqueles que dedicam suas vidas na mesma luta que ele, é a maior das referências que podemos fazer com este companheiro que nos deixou há alguns anos”, argumenta Ronaldo Medeiros.
Izac Jacson nasceu em Limoeiro de Anadia em 18 de julho de 1960 e faleceu em 2 de dezembro de 2021, aos 61 anos de idade. Além do movimento sindical, ele também militou partidariamente no PT, PV e PSOL.
Por Assessoria