31 de outubro de 2024 6:52 por Da Redação
O diretor operacional da BRK Ambiental em Alagoas, Herbert Dantas, reuniu jornalistas e radialistas nesta quinta-feira (31) para um café da manhã, onde apresentou à imprensa um balanço dos três anos de gestão dos serviços de água e esgoto em treze cidades da Região Metropolitana de Maceió. A empresa, que obteve a concessão para operar os serviços por 35 anos, planeja implementar melhorias contínuas na infraestrutura e na qualidade dos serviços oferecidos à população.
A concessionária reafirmou o compromisso de universalizar o acesso a água e esgoto nos treze municípios atendidos pela BRK nos próximos anos. Especificamente, a cidade de Barra de São Miguel deverá ter o abastecimento de água e esgoto universalizado até o final do verão, em 2025.
Em Maceió, os dados apresentados mostraram que, desde que assumiu os serviços, a BRK realizou um diagnóstico completo na rede, visitando 19.555 imóveis. Foram detectadas 2.796 irregularidades, das quais 400 foram encaminhadas à Prefeitura para providências. A fiscalização e autuação dos infratores, incluindo ligações clandestinas de esgoto na rede de águas pluviais, são de responsabilidade da Prefeitura, já que a BRK não tem autorização legal para atuar nesses casos.
Nas falas do diretor-presidente e demais diretores, a empresa destacou a cooperação com a Prefeitura de Maceió para resolver, o quanto antes, questões como a limpeza das praias, que atualmente apresentam 18 pontos com línguas sujas. No entanto, a resolução desses problemas depende exclusivamente das ações da Prefeitura.