A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) está convocando as famílias residentes em Maceió e cadastradas no Programa Bolsa Família para a atualização, junto às unidades de saúde da capital, das informações de saúde obrigatórias para a garantia da manutenção dos seus benefícios.
A convocação diz respeito ao acompanhamento da 2ª vigência do Programa e se refere aos dados a serem coletados para a construção do perfil de saúde das famílias contempladas. O acompanhamento é obrigatório e tem como público alvo crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos, gestantes ou não.
Para fazer a atualização dos dados, mães e/ou responsáveis por crianças devem comparecer com seus filhos à unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando seus documentos pessoais, cartão de vacinação e do Bolsa Família e o Cartão do SUS. Se estiver grávida, será necessário também o cartão da gestante, cumprindo assim as exigências estabelecidas pelo Governo Federal.
Nas unidades, as equipes de saúde irão verificar se as gestantes estão cumprindo as etapas do pré-natal – que incluem consultas, exames e vacinas – e participando, juntamente com as nutrizes, das atividades educativas de promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável.
Já com as crianças, se faz necessário o acompanhamento dos dados antropométricos (peso e altura), para determinar o andamento do crescimento, a avaliação nutricional e a atualização do calendário vacinal, conforme as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde para o Programa.
“Demos início ao chamamento das famílias cadastrados desde agosto, para evitar que houvesse aglomerações e demora no atendimento. Agora, estamos fazendo mais uma convocação para que as famílias atualizem seus dados de saúde o mais breve possível, até dezembro, garantindo assim que o benefício não corra o risco de ser suspenso, bloqueado ou cancelado”, ressalta Rita Leone, gerente do Programa Bolsa Família na Saúde.
A atualização das informações é realizada duas vezes ao ano. Na primeira vigência de 2024, realizada no primeiro semestre, foi atingido o percentual de 57,07% das famílias beneficiadas.
Por Assessoria