24 de novembro de 2024 8:39 por Da Redação
O que era para ser um passeio na Serra da Barriga, em União dos Palmares, acabou em tragédia neste domingo (4). O ônibus que transportava um grupo de pessoas desceu a ribanceira, deixando um rastro de mortos e feridos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o número oficial de mortes chegou a 17, entre eles, uma mulher grávida que foi socorrida até o Hospital Regional da Mata (HRM), porém, não resistiu aos ferimentos.
As outras 16 vítimas morreram no local do acidente. A tragédia ocorreu em uma área de difícil acesso, o que complica o resgate. Equipes do Corpo de Bombeiros (30 militares lotados em Maceió e em União) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas. “Esse número, infelizmente, pode sofrer alterações nesta segunda-feira (25), quando as operações de resgate serão retomadas nas primeiras horas da manhã, devido à dificuldade de acesso ao local”, esclarece nota da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).
Depois de emitir nota de pesar, o governador Paulo Dantas decretou luto oficial de três dias em Alagoas. Segundo informações da Sesau, foram disponibilizados 21 leitos de UTI Pediátrica e três de UTI para adultos para atendimento aos feridos.
Ministra se manifesta
O acidente, registrado no local onde ficava o Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência do povo negro brasileiro, gerou comoção nacional. A ministra da Igualdade racial, Anielle Franco, emitiu nota de solidariedade às vítimas da tragédia. Leia:
Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares do trágico acidente que ocorreu na tarde de hoje na Serra da Barriga, em União dos Palmeres.
As vítimas estão sendo atendidas pelas unidades de União dos Palmares, com suporte do Governo do Estado de Alagoas.
Em um mês tão importante para todo país pelo mês da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente.
Rogo pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível.
Anielle Franco – Ministra da Igualdade Racial
A Delegacia Regional de União dos Palmares vai investigar a causa do acidente.