A cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, será palco de um encontro especial entre música e cultura ao ar livre. O Cine na Rede, projeto inovador que transforma o cinema em uma experiência comunitária e inusitada, terá nesta edição uma atração que promete emocionar e conectar gerações: o cantor e compositor pernambucano Igor de Carvalho.
Reconhecido como uma das figuras ilustres da nova cena musical pernambucano, Igor carrega em suas canções a alma. Suas letras irreverentes e profundamente reflexivas desenham um panorama poético da sociedade, envolvendo o público em uma estética singular que ressoa tanto nas salas intimistas quanto nos grandes palcos.
Com um estilo que mescla poesia, crítica social e ritmos envolventes, Igor de Carvalho traz para Arapiraca sua capacidade de transformar o palco em espaço de diálogo e emoção. Suas apresentações são conhecidas por criar uma conexão íntima com o público, rompendo barreiras entre artista e espectador por meio de melodias que abraçam e letras que fazem pensar.
O show de encerramento do primeiro dia da programação desta 3ª edição complementa a proposta inovadora do projeto. Enquanto a “rede-tela” acolhe filmes e histórias de diferentes gêneros, a música de Igor enriquece a experiência, traduzindo em som o espírito de coletividade e arte que o evento busca promover.
Com sua voz potente e identidade musical marcante, Igor de Carvalho chega a Arapiraca se apresentar, carregando consigo a tradição de um estado que respira cultura. Sob o céu estrelado do Agreste alagoano, a música promete balançar mais que redes: promete embalar corações. O evento acontecerá no dia 29 de novembro, às 22 horas, no Pub 13. O ingresso está custando apenas 15 reais e será limitado.
Sobre Igor de Carvalho
Em 2012, além do lançamento do seu primeiro EP, Igor de Carvalho venceu o Festival de Artes da UFPE com sua música “Em Furto”, resultando em um convite do Ministério da Cultura para se apresentar no teatro FUNARTE em São Paulo – SP. Em 2014, lançou o seu primeiro disco “A TV, a Lâmpada e o Opaxorô”, com produção musical de Rogério Samico e com as participações de Moreno Veloso e Lula Queiroga. Em 2016, estreou seu show em formato intimista, onde passou por cidades como João Pessoa – PB, Teresina – PI, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Natal – RN, Juiz de Fora – MG, Volta Redonda – RJ, e Rio de Janeiro – RJ, esse último realizado no Teatro Ipanema com todos os ingressos vendidos. No mesmo ano, se apresentou em países como França, Itália e Irlanda.
Ainda em 2018, se apresentou no Festival Guaiamum Treloso Rural, tendo sido considerado pela imprensa local como um dos melhores shows do festival, onde dividiu o line-up com artistas como Elza Soares, Nação Zumbi e Cidadão Instigado.
Em janeiro de 2019, Igor lançou o tão esperado e aclamado disco “Cabeça Coração”, uma das obras mais sensíveis da música brasileira nos últimos anos. O disco teve, novamente, produção musical assinada por Rogério Samico e arranjos de Samico e do maestro e muti-instrumentista Henrique Albino. Entre as participações especiais estiveram Zélia Duncan (“Não tinha amor ali”), Johnny Hooker (“Me esqueça”) e o português Manel Cruz (“Película de Vidro/ Eu Não Quero mais”). Em 2019, Igor estreou as apresentações da turnê Cabeça Coração em três shows históricos: 1 – no Teatro Santa Isabel em Recife/PE (janeiro), com as participações do Quarteto Encore, Flaira Ferro, Sofia Freire, Martins, Marcello Rangel, Luiza Fittipaldi e Jr. Black; 2 – no SESC Belenzinho em São Paulo/SP (maio); 3 – e no Festival de Inverno de Garanhus (FIG) em Garanhus/PE (julho). Ainda em 2019, levou o Cabeça Coração para Portugal, onde se apresentou na Fábrica Braço de Prata (Lisboa) e na Casa Bô (Porto).
Em janeiro de 2020, em comemoração ao um ano do lançamento do disco Cabeça Coração, com produção executiva de Ana Sofia, Igor de Carvalho se apresentou na 26ª edição do festival Janeiro de Grandes Espetáculos, com o show Igor de Carvalho Convida, que contou com as participações de Martins, Gleison Nascimento, Orun Santana e Flaira Ferro. Com esse show, Igor e sua equipe foram premiados pelo melhor espetáculo musical do festival, alcançando, de certa forma, o reconhecimento tão merecido do disco e encerrando a turnê do Cabeça Coração.
Em dezembro de 2020, após os primeiros meses de isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, Igor lançou um EP com quatro músicas inéditas que, segundo ele, “choravam, gritavam, expurgavam e libertavam”. Intitulado “Querido Caos,”, o EP teve produção musical de Rogério Samico e contou com as parcerias de Lula Queiroga, Juliano Holanda e Giuseppe Mascena, além da participação de Alice Caymmi em uma das canções.
Deste último EP, surgiu o projeto “Álbum Visual Querido Caos,” que contou com direção e animação de Matheus Xavier do projeto Ciberdela, que fora lançado em 2021 e teve o incentivo da Lei Aldir Blanc PE. Este trabalho caracterizou o fechamento de um ciclo, de ideias que foram construídas desde o Cabeça Coração, mantendo a sonoridade, a poética e o astral do disco anterior.
“Era preciso, ainda, seguir chorando, gritando, com raiva, para seguir em frente. Não conseguiria sustentar um novo discurso que, por ora, vinha em novas composições na quarentena”, afirma Igor. Agora, Igor de prepara para lançar seu terceiro disco de estúdio, intitulado “O Melhor Lugar da Praia”.
Por Agência Alagoas