3 de dezembro de 2024 9:59 por Da Redação
O Sesi Alagoas marcou presença no IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde (Sipes), realizado em Recife-PE, entre os dias 27 e 29 de novembro, com a apresentação do inovador Programa Coração da Indústria. O programa foi criado em parceria com a Cordial (Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas), diante do preocupante índice de doenças cardiovasculares no Brasil.
Representaram o Sesi Alagoas no evento o gerente executivo de Saúde e Segurança para Indústria, Alexandre Calzado, e a coordenadora de Saúde, Carolina Albuquerque. Durante a apresentação, eles destacaram os impactos positivos do programa, idealizado em 2022, que já atendeu 39 indústrias e mais de 8 mil trabalhadores, com 14 mil exames e 2 mil consultas médicas, incluindo encaminhamentos para acompanhamento especializado para casos graves.
De acordo com Alexandre Calzado, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, correspondendo a cerca de 32% dos óbitos globais, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele ressaltou que essas doenças podem ser detectadas até 10 anos antes dos primeiros sintomas, o que reforça a importância de iniciativas de Atenção Primária à Saúde (APS) como o Projeto Coração da Indústria.
O programa atua em cinco etapas principais. Inicialmente, existe a triagem com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. Nessa triagem, são avaliados dados antropométricos, histórico de saúde, sinais vitais, fatores psicológicos, hábitos nutricionais e físicos.
Na etapa seguinte, uma unidade móvel equipada é enviada às empresas para realizar exames, fundamentais para o diagnóstico realizado através da consulta com o Clínico Geral. Na terceira etapa, quando necessário, os casos graves são encaminhados para consultas, exames e acompanhamento especializado com uma equipe de cardiologistas.
Na quarta etapa, são realizadas atividades educativas na empresa, voltadas aos principais pontos identificados na triagem inicial. E na quinta etapa a empresa recebe um relatório e acesso a um painel, apresentado pela equipe do Sesi, com as informações de todo o processo e com inteligência para direcionamento de ações estratégicas, visando à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores.
Carolina Albuquerque destacou o papel fundamental do programa na prevenção e detecção precoce de doenças, possibilitando que os trabalhadores tenham acesso a cuidados de saúde mais eficazes, preservando a vida e promovendo bem-estar nas indústrias. “O sucesso do programa reafirma o compromisso do Sesi em cuidar da saúde dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento da indústria brasileira”, complementou.
Por Assessoria