9 de dezembro de 2024 6:10 por Da Redação
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) homenageou, na manhã desta segunda-feira (9/12), os sócios da Popular Alimentos pelos 50 anos de atividade no Estado. As placas de reconhecimento foram entregues na Casa da Indústria, durante a última reunião da Diretoria da entidade em 2024. “É um empreendimento admirável, que faz parte de um setor da economia relevante e estratégico para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas”, afirmou o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, durante a cerimônia.
Fundada em 1974 por Sebastião Alves da Silva, inicialmente produzindo cocada e quebra-queixo para venda em Arapiraca e cidades vizinhas, a fábrica hoje conta com um mix de mais de 150 produtos, como salgadinhos de milho e de trigo, pipocas, goiabadas e bananadas, doces de leite e de frutas, atomatados, paçocas e cocadas, entre outros.
Destaque na região Nordeste, a empresa, que gera 700 empregos, possui uma ampla e moderna fábrica situada no município de Limoeiro de Anadia, no Agreste de Alagoas. Para receber a homenagem, Lyra recebeu o fundador, Sebastião Alves, e um de seus filhos, Expedito de Carvalho Alves. O outro filho, José Maria de Carvalho Alves, também homenageado, não participou da reunião por causa de compromissos profissionais.
Lyra, que em abril do ano passado esteve na empresa, disse que se tornou um admirador do empreendimento e, além de deixar Sesi, Senai e IEL à disposição dos empresários, fez um convite para que eles participem dos encontros mensais na Fiea. “Aqui é a casa do empresário, onde o setor produtivo se reúne para discutir o desenvolvimento de Alagoas e vocês serão sempre bem-vindos”, ressaltou.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan), Alfredo Dacal, disponibilizou a instituição para, juntamente com a Unidade Sindical da Fiea, atuar na defesa de interesses da indústria. A secretária do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, também parabenizou os empresários. “Fico muito feliz de ver o legado ser conduzido com maestria pelos seus filhos”, disse ela a Sebastião Alves.
Setor estratégico
Dados do Observatório da Indústria mostram como o setor de fabricação de alimentos é um dos pilares da economia de Alagoas. Ele é responsável por 11,41% dos empregos do estado e concentra 46,05% dos postos de trabalho no setor industrial.
Em 2022, o segmento gerou uma receita bruta de R$ 7,5 bilhões, representando 36,45% do valor total da produção industrial do estado. Além disso, destaca-se como líder nas exportações alagoanas com a produção de açúcares e melaços, correspondendo a 76% do total exportado.
Por Assessoria