sábado 28 de dezembro de 2024

Curta-metragem “São José da Tapera é o nome do meu lugar!” está disponível no youtube

Documentário conta a história do município alagoano através de relatos da memória e da história
Foto: Divulgação

O curta-metragem São José da Tapera é o nome do meu lugar!, que conta a história do município sertanejo, foi lançado na terça-feira (10), em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. O filme está disponível na plataforma do youtube.

Com a narrativa construída em linguagem de cordel, o filme – que faz uso de relatos da memória e da história – percorre cenários da cidade alagoana mostrando os aspectos históricos, geográficos, econômicos e religiosos que contribuíram para a formação de São José da Tapera.

No documentário a contadora de estórias, Érica Santos, conduz a narrativa apresentando os relatos da memória de forma recreativa; enquanto o historiador José Cícero Correia expõe as evidências da história que estão nos documentos oficiais.

Foto: Divulgação

“Ser a Tia Érica no filme foi uma grande realização porque eu pude mostrar o meu trabalho de contação de estórias – de forma lúdica e criativa – dentro de um projeto cinematográfico. Eu me senti privilegiada em poder retratar a história do meu lugar usando uma linguagem que eu sou apaixonada: o cordel”, relata Érica Santos.

Já o historiador José Cícero Correia disse que a sua participação no curta-metragem faz parte do compromisso da sua formação e atuação como educador e pesquisador que detém trabalhos sobre a formação histórica e social do município sertanejo.

“Com uma narrativa coerente e contemporânea a gente apresentou um ponto de vista histórico, mesmo que ainda em construção, como contraponto a narrativa lúdica da memória, que já está consolidada. O filme contemplou os relatos da memória, mas abriu espaço para os muitos questionamentos que só os estudos históricos podem responder”, falou Cícero.

Ao falar sobre a produção do curta-metragem o diretor, Waldson Costa, enfatizou que a produção audiovisual tem como objetivo provocar o debate sobre a formação social e política do município alagoano.

“O filme foi construído como um instrumento didático para guiar a discussão sobre as origens e a identidade de São José da Tapera. Nele apresentamos algumas evidências que fazem parte da memória e da história em um debate em que a linguagem documental e lúdica (ficcional) se fundem. Desta forma o curta expõe algumas linhas de pensamentos para que o público desenvolva seus questionamentos”, disse.

Foto: Divulgação

“Outro ponto importante que fizemos questão de explorar é a desmistificação do Sertão e do sertanejo. Por isso, apesar de falar do passado, da história, toda a narrativa visual acontece em cenários do presente; com algumas passagens contadas com desenhos animados e intervenções em preto e branco que faz a marcação documental”, acrescenta Waldson Costa.

Produzido pela Riacho Doce – Gestão de Ideias o curta-metragem São José da Tapera é o nome do meu lugar! foi contemplado pelo Edital de Fomento Audiovisual nos Termos da Lei Complementar N° 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), do Ministério da Cultura – Governo Federal. Através do Edital 01/2023 – da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de São José da Tapera.

Assista:

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *