17 de dezembro de 2024 3:51 por Da Redação
Os alagoanos da equipe Cambtec, da Escola Sesi Centro, foram o grande destaque do Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL) Challenge, realizado na sexta-feira (13/12) e no sábado (14/12), na Escola Sesi Djalma Pessoa, bairro de Piatã, em Salvador/BA. A Sesi Senai Roboben, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, também manteve a tradição da Rede Sesi de Alagoas e voltou para casa premiada.
Durante a seletiva para a etapa nacional, que contou com 49 equipes de Alagoas, Bahia e Sergipe, a Cambtec conquistou três primeiros lugares: na categoria principal, a Champions Award – que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação; no Desempenho do Robô; e no Desafio do Robô. Com isso, o time está classificado para a competição nacional, marcada para março de 2025, em Brasília-DF.
O torneio regional integrou a programação do I Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação. O segredo do sucesso da Cambtec está no perfeccionismo, revelou o integrante Rodrigo Suruagy Marinho, 12, do 7º ano. “Mesmo que a gente já estivesse bem, a gente sempre tentava melhorar, seja na apresentação, seja no robô. Isso até o último dia, até o dia antes do campeonato a gente estava sempre melhorando”, disse.
Foram meses de treinos intensos e muito aprendizado, acompanhado de diversão. O espírito de equipe, até entre supostos adversários, impressionou o garoto. “Geralmente, quando a gente vê um esporte, cada equipe só quer ganhar, só vai torcer para ela mesma e acabou. Na robótica, a gente torceu muito para as outras equipes, inclusive, pela equipe que estava com chance de ganhar da gente, quando estava fazendo um round, e eles torceram por nós”, lembrou.
As novas amizades, a troca de experiências e o aprendizado de forma divertida estão na memória de Lorena Souto Nepomuceno, 15, da 1ª série do ensino médio na Escola Sesi Centro. “Com esse regional, aprendi que o que realmente importa é o que aprendemos no meio do caminho, e que o resultado é apenas uma consequência do que fizemos. Sou muito sortuda por ter a minha equipe ao meu lado e por ter os meus técnicos sempre me ajudando a melhorar. Esse regional foi incrível!”, disse.
Outra equipe alagoana, a Sesi Senai Roboben, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, foi a melhor equipe do torneio no Design do Robô e assegurou a primeira suplência para o desafio em Brasília.
Em Salvador, os 12 alunos do Sesi estavam confiantes com a presença dos treinadores, de uma psicóloga e do coordenador de Robótica, professor Eduardo Monteiro, que destacou a união das equipes. “Eles, realmente, se juntaram e pareciam, ali, uma única equipe. A gente não tinha uma distinção de Roboben e Cambtec, exceto pelas camisas, cada uma com a sua cor, cada uma com o seu design”, detalhou.
A Cambtec tornou-se a segunda equipe alagoana a se classificar para o torneio nacional, juntamente com a Robocamb, grande vencedora do regional de Recife/PE. “Encerramos as competições com chave de ouro em 2024”, comemorou o professor.
Temática
A FLL une a robótica e a iniciação científica. Na temporada 2024-2025 os alunos são desafiados a desenvolver projetos dentro da temática “Submerged”, em que são estimulados a inovar em prol de oceanos mais saudáveis, levando em consideração os atuais problemas ambientais que afetam este ecossistema.
Por Assessoria