O vereador reeleito Galba Netto (PL), atual presidente da Câmara Municipal de Maceió, enfrenta dificuldades para montar uma chapa competitiva que lhe permita continuar no comando da Casa Legislativa em 2025. Por outro lado, o vereador Marcelo Palmeira lidera um bloco formado por 17 dos 27 vereadores que compõem a Câmara Municipal.
A maioria dos vereadores apoia Marcelo Palmeira, com demonstrações públicas deste apoio. A articulação envolve parlamentares tanto da oposição quanto da situação. Segundo informações de bastidores, se o avanço da candidatura de Marcelo Palmeira continuar nesse ritmo e não houver mudança de posicionamento de alguns vereadores, é provável que Galba Netto não consiga montar uma chapa para concorrer com Palmeira.
Os vereadores que se elegeram como oposição ao prefeito JHC, como Fátima Santiago, Aldo Loureiro, Teca Nelma, Alan Pierre, Kelman Vieira e Rui Palmeira dão uma margem de segurança na eleição a Marcelo Palmeira.
A repentina perda de apoio da maioria dos vereadores para a renovação do mandato de Galba Netto na Mesa Diretora é atribuída ao desgaste natural do cargo para alguns e à insatisfação gerada durante o processo eleitoral, quando ele teria “invadido” redutos eleitorais de vereadores da base de sustentação do prefeito.
A transição de uma legislatura para outra pode estar resultando na revisão de antigos acordos, o que intensifica o desafio de Galba Netto em superar o quadro adverso que enfrenta atualmente.
JHC não tem dado demonstrações públicas de que apostará suas fichas em Galba Netto, especialmente, diante do apoio explícito que aliados de Marcelo Palmeira manifestaram durante a diplomação, deixando-se fotografar ao lado dele.
Um sinal mais claro, impossível, foi emitido a JHC.
Resta agora acompanhar os desdobramentos da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió.