quarta-feira 25 de dezembro de 2024

Vítimas de violência sexual têm acesso a assistência multidisciplinar na Rede de Atenção às Violências

RAV conta com assistência nas Áreas e Salas Lilás mantidas pela Sesau na capital e no interior do Estado
Foto: Ascom Sesau

A Rede de Atenção às Violências (RAV), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), assegura assistência multidisciplinar às vítimas de violência sexual. Além de atendimento com psicólogos e psiquiatras, é garantido atendimento com ginecologistas, pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, médicos peritos e policiais civis.

É considerada vítima de violência sexual, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualquer ato ou tentativa de consumar ato sexual ou insinuações sexuais indesejadas. Também se enquadram neste contexto as pessoas que foram vítimas de ações com fins de comercialização ou tenham tido sua sexualidade usada por meio de coerção, independente da relação do agressor com ela, em qualquer âmbito, incluindo o lar e o local de trabalho.

Os atendimentos ocorrem nas seis portas, que são as Salas e Áreas Lilás, mantidas pela RAV. Em Maceió, o atendimento ocorre no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital da Mulher (HM) e no Complexo de Delegacias Especializadas (Code). Já no interior, a assistência é assegurada no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; e no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.

Atuação

A RAV tem o propósito de promover os encaminhamentos necessários para garantia dos direitos fundamentais das vítimas, de maneira resolutiva, bem como, na orientação da população e dos profissionais vinculados à temática, quanto à prevenção e combate de tal problemática. Para as vítimas de violência sexual são disponibilizados diversos serviços.

Além da profilaxia das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), é garantido o rastreio destas doenças, anticoncepção de emergência e coleta de vestígios. A RAV também atua para assegurar que a vítima tenha acesso ao aborto-conforme previsto em lei-, exames laboratoriais, assessoria jurídica, grupos de apoio e acompanhamento médico e psicossocial, por até seis meses após a violência.

No período de janeiro a novembro deste ano, a RAV atendeu 1.275 vítimas de violência sexual. Comparados com 2023, quando foram registrados 1.144 atendimentos, constata-se um aumento no número de assistências prestadas este ano pelas Salas e Áreas Lilás.

“A RAV, implantada e mantida pelo Governo do Estado, tem se mostrado fortalecida e atuante. O aumento de casos reflete a sua importância para o atendimento das vítimas, onde elas encontram um local seguro para realizar o acolhimento e os encaminhamentos corretos, que fazem toda a diferença”, ressalta a supervisora de Articulação Intersetorial e Monitoramento da RAV, enfermeira Laura Oliveira.

Por Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *