A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) realizou a implantação de 25 hortas por Alagoas, em 2024. A ação, que beneficia alagoanos desde 2021, faz parte do Programa Hortas Urbanas, uma parceria da Semarh com o Programa Alagoas Sem Fome, que levou a alimentação saudável para mais de 3 mil pessoas.
“É com grande satisfação que realizamos a implantação dessas hortas em 2024. Esse é um trabalho importante que estamos realizando com o apoio do Programa Alagoas Sem Fome, da secretária do Planejamento, Paula Dantas, e com o apoio do governador de Alagoas, Paulo Dantas. A ação transformou a vida de mais de 3 mil alagoanos e alagoanas, proporcionando, não apenas a oportunidade de cultivar alimentos, mas, também, um estilo de vida mais saudável e sustentável. O objetivo é que em 2025 continuemos com essa ação importante”, destacou o secretário da Semarh, Gino César.
As escolas são um dos espaços que são beneficiados com as hortas urbanas. Com a ação, vários alunos aprenderam a produzir seu próprio alimento e tornar mais saudável a merenda escolar. A novidade do programa em 2024 foi a introdução de hortas em espaços comunitários, como a Paróquia Nª Senhora do Perpétuo Socorro, no Vergel; Igreja Batista do Pinheiro; e o Acampamento Tereza de Benguela, na Cidade Universitária, que representa 5 anos de luta e resistência do MTST, demonstrando que a Semarh valoriza e reconhece outros espaços para receberem as hortas urbanas.
“Por meio do programa, estamos levando às escolas e às comunidades alagoanas um futuro mais consciente. O plantio de mudas e a criação das hortas são muito mais do que uma simples prática sustentável, são um gesto importante para alimentação saudável e para educação ambiental no nosso estado”, afirmou o superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Daniel Fernandes.
Além da produção das hortas, a Semarh realiza a educação ambiental da população sobre como cuidar dos espaços e visitas técnicas após a inauguração, para acompanhar sua evolução. Também incentiva a implantação de hortas medicinais e promove as capacitações ecológicas, incentivando as escolas e comunidades a replicarem o projeto.
“É com muita felicidade que realizamos o Hortas Urbanas em 2024. Essa iniciativa transformou espaços degradados em áreas produtivas e sustentáveis. Passamos por escolas e comunidades de vários municípios, e ver a alegria das pessoas ao plantarem e colherem alimentos saudáveis não tem preço”, ressaltou a assessora técnica e coordenadora do projeto Cláudia Almeida.
Por Agência Alagoas