3 de janeiro de 2025 2:19 por Da Redação
Com o objetivo de conectar o setor produtivo à agenda do futuro, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) disponibilizou em seu portal documentos digitais com informações estratégicas nas áreas da Bioeconomia, Energias Renováveis, Economia Circular e Transformação Digital. Eles podem ser baixados no endereço fiea.com.br/ofuturodaindustria/esg-na-industria.
Os trabalhos foram elaborados por, aproximadamente, 65 profissionais ligados a 25 instituições das áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, fomento, além de empresas privadas, Sistema S e órgãos públicos.
Os especialistas se reuniram em Maceió durante o evento “Conectando o futuro: Avançando com ESG na indústria”, promovido pelo Sistema Fiea e parceiros durante a Semana do Meio Ambiente em junho do ano passado, para discutir políticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).
Desses debates, foram colhidas as propostas contidas nos documentos, que visam a nortear políticas públicas na área de ESG, levantar as difusões tecnológicas para o estado de Alagoas das tecnologias emergentes e ajudar na oferta de cursos e serviços de tecnologia e inovação.
“Nosso maior objetivo é preparar as empresas alagoanas para a agenda do futuro”, afirmou o presidente da Fiea, empresário José Carlos Lyra de Andrade. Ele destacou a missão da Federação, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sesi e do Senai em apoiar as empresas na incorporação de práticas sustentáveis, “garantindo uma atuação voltada ao hoje e, principalmente, ao amanhã”.
A expectativa é que as sugestões sejam absorvidas pelo setor produtivo e se transformem em resoluções e ações concretas. “O resultado do painel de especialistas contribuirá com empresas e instituições no desenvolvimento de soluções alinhadas aos temas portadores de futuro, contribuindo com a agenda da sustentabilidade, como, por exemplo, na descarbonização dos processos produtivos para combate às mudanças climáticas e na transformação digital para o aumento da produtividade e competitividade”, ressaltou o assessor técnico do Sistema Fiea, Júlio Zorzal.
Por Assessoria