terça-feira 14 de janeiro de 2025

A convite de Lula, deputado Rafael Brito participa do lançamento de programa para valorização dos professores

Programa visa ampliar o acesso a profissionais qualificados nas redes públicas de ensino

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação

Foto: Assessoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da educação, Camillo Santana, e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL), estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (14) na cerimônia de lançamento do programa Mais Professores, em Brasília.

O programa tem como objetivo fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

A iniciativa do governo federal foi comemorada pelo deputado Rafael Brito, que destacou que o programa é um passo importante na valorização dos professores, não apenas como educadores, mas também como agentes transformadores da sociedade e enfatizou a relevância do programa como um marco para o avanço do ensino público.

“Muito importante o lançamento de hoje. A valorização dessa carreira é fundamental para que a gente construa uma sociedade mais justa através da educação. O programa vai impactar a vida de mais de 2 milhões de professores em todo o país por meio de bolsas mensais para docentes que façam pós-graduação, para alunos pontuados no ENEM que estejam cursando licenciatura, desde o início do curso até a formação. Ou seja, é um programa abrangente que faz com que a carreira do professor seja mais valorizada”, comemorou Rafael.

Durante a cerimônia, foram apresentados os objetivos do programa, que incluem a criação de incentivos para atrair docentes às regiões mais vulneráveis, a promoção de formação continuada e a melhoria das condições de trabalho nas escolas públicas.

Durante o evento, foram apresentadas as ações do programa, que incluem:

* Seleção para o ingresso na docência: Prova Nacional Docente para subsidiar os estados, o Distrito Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério.

* Atratividade para as licenciaturas: Bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura.

* Alocação de professores: Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes.

* Formação docente: portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional conforme o perfil e a necessidade do docente.

* Valorização dos professores: ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos.

Rafael Brito também enfatizou que o lançamento do Programa Mais Professores reforça a importância de ações integradas do governo federal, estados e municípios para enfrentar os atuais desafios da educação brasileira.

O evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, também contou com a presença de autoridades, educadores e representantes de diversas instituições ligadas à educação.

Por Assessoria 

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação Por Lucas Toth, do portal

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação Em nota oficial, o Sindicato

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação O deputado federal Paulão (PT)

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

14 de janeiro de 2025 9:46 por Da Redação A mineração predatória que a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *