9 de novembro de 2020 5:00 por Da Redação
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, na tarde desta segunda-feira (9), que o vice-governador Luciano Barbosa não poderá ter seu nome nas urnas. O ex-prefeito de Arapiraca não pode mais participar de qualquer atividade de campanha, nem mesmo debate ou entrevista.
O julgamento começou na tarde de sexta-feira (6) e terminou hoje (9). Os desembargadores Silvana Lessa Omena, Maurício Breda, Davi Antônio Lima Rocha e Eduardo Antônio de Campos Lopes seguiram o voto do relator do processo, desembargador Otávio Praxedes, considerando que Luciano Barbosa não tem condições legais para ser candidato.
Já o desembargador Hermann de Almeida Melo se averbou suspeito, não podendo votar, e o presidente do TRE, desembargador Pedro Augusto de Mendonça, não vota neste tipo de ação. Apenas o desembargador Felini de Oliveira Wanderley, que havia feito pedido de vistas suspendendo a sessão, votou favorável a Luciano Barbosa.
Além de não ter o nome na urna, Luciano vai ficar sem programa eleitoral e sem inserções no rádio. O ex-prefeito também não pode realizar campanha nas ruas, devendo interromper imediatamente qualquer distribuição de adesivos ou bandeiras. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).