25 de novembro de 2020 12:55 por Da Redação
Hoje (25), no Dia Internacional de Luta Contra a Violência Contra Mulher, movimentos da causa feminina divulgaram uma carta destinada aos candidatos a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e JHC (PSB).
O objetivo é “convencê-los da urgente necessidade de que o Município de Maceió desenvolva Políticas Públicas para as Mulheres, tendo em vista os graves indicadores de violência e desigualdade social que afetam às mulheres nesta cidade”.
Baseado em análises de indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal, que mostra um mapa socioeconômico, foram identificadas as áreas que mais necessitam de políticas públicas.
A partir disso, foi elaborado um conjunto de medidas imediatas para a próxima gestão da Prefeitura de Maceió, para as quais as entidades buscam o compromisso dos candidatos, entre eles, a implantação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, com orçamento próprio, e fortalecer o Conselho Municipal da Mulher; o fortalecimento da representatividade de mulheres negras e grupos historicamente discriminados como pessoas com deficiência, LGBT+ e outros na gestão municipal.
Os movimentos também sugerem que seja garantido, no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no mínimo, 1% do orçamento para fortalecer as Políticas Públicas para as Mulheres.
O documento é assinado pela Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Carmim Feminismo Jurídico, Movimento Feminino Empoder Azul, Resistência Feminista, Afaeal, Madalenas, Sinteal, CUT/Alagoas e Adufal.