18 de dezembro de 2020 5:04 por Da Redação
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) divulgou uma nota de apoio e solidariedade à deputada estadual paulista Isa Penna (PSOL). A parlamentar denuncia o deputado estadual bolsonarista Fernando Cury (Cidadania) por assédio sexual, após ele ter apalpado os seios dela durante sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que discutia o orçamento do estado para 2021, nessa quarta-feira (16).
Toda a ação foi gravada em vídeo. As imagens mostram o deputado do Cidadania conversando com outro parlamentar, fazendo um movimento em direção a Isa Penna e voltando a conversar com o colega, que tenta segurá-lo, mas, em vão. Cury chega por trás da deputada e apalpa o seio dela. Isa o afasta imediatamente.
ABSURDO! Deputado Fernando Cury assediou hoje na ALESP a @IsaPennaPsol, nossa companheira do PSOL. Força, Isa! Estamos juntos. pic.twitter.com/NLcFYACceY
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) December 17, 2020
A deputada registrou boletim de ocorrência contra Cury por importunação sexual, vai representá-lo na Alesp por quebra de decoro e lançou um abaixo-assinado pela cassação do mandato do parlamentar, que pode ser assinado aqui.
Na nota, Dilma Rousseff afirma que “no caso da deputada Isa Penna, fica evidente a sordidez ao juntar, num mesmo gesto, a violência sexual e a violência política, afrontando uma deputada eleita que milita pelas causas em defesa dos direitos das mulheres”.
Leia abaixo, na integra:
NOTA DE DILMA ROUSSEFF SOBRE O ABUSO CONTRA A DEPUTADA ISA PENNA
Manifesto meu apoio e solidariedade à deputada estadual Isa Penna, do PSOL-SP, vitima de comportamento sexualmente abusivo, em plena sessão plenária, por parte do deputado Fernando Cury, do partido Cidadania. Essa cena abjeta e repugnante foi filmada e, só após a contundente exigência dos líderes das bancadas de oposição, o presidente da Alesp, Cauê Macris, do PSDB, foi obrigado a divulgá-la.
Isa Penna foi molestada pelo deputado Fernando Cury e reagiu imediatamente, mas só conseguiu apresentar a prova do abuso depois de vencer o silêncio e a omissão criminosas dos que pretendiam proteger o assediador.
O que aconteceu dentro do plenário da Alesp é uma revoltante repetição do que acontece na sociedade brasileira, todos os dias, o tempo todo, com milhões de mulheres, que são alvos de todo o tipo de abuso e violência de natureza sexual, física, emocional e psicológica.
No caso da deputada Isa Penna, fica evidente a sordidez ao juntar, num mesmo gesto, a violência sexual e a violência política, afrontando uma deputada eleita que milita pelas causas em defesa dos direitos das mulheres.
O atentado contra Isa Penna é um ato explícito de abuso sexual. É ainda uma ação torpe de desprezo à democracia. É um insulto contra todas as parlamentares e contra todas as mulheres brasileiras. O autor do abuso deve responder criminalmente, na justiça, e perder o mandato pelo crime cometido.
Basta de violência contra a mulher.
Basta de machismo e misoginia.
Basta de impunidade para os abusadores e da omissão covarde dos que se acumpliciam com a violência contra a mulher.
DILMA ROUSSEFF