11 de fevereiro de 2021 6:40 por Da Redação
No município de Penedo, situado na região do Baixo São Francisco, 61 famílias em vulnerabilidade social serão atendidas no âmbito do Criança Alagoana (CRIA). A primeira parcela do programa de transferência de renda do governo alagoano será paga no próximo dia 15.
A entrega dos cartões que repassam cem reais para cada família beneficiada começou ontem (10), durante solenidade realizada no ginásio da Escola Estadual Comendador da Silva Peixoto. Na ocasião, o prefeito Ronaldo Lopes parabenizou a mais recente ação de alcance social do governador Renan Filho.
Até setembro, cinco mil famílias serão incluídas no CRIA em Penedo, segundo Sílvio Bulhões, secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social em seu discurso.
Com a inclusão total no Criança Alagoana, meio milhão de reais irão circular, a mais e a cada mês, no comércio penedense. Com o Cartão CRIA, cada mãe poderá adquirir alimentos e itens de higiene pessoal do filho, objetivo do programa que também prevê investimentos em novas creches, casas maternais e praças.
Andrea Santos da Silva, 35 anos, está desempregada e seu marido também não tem trabalho fixo, conseguindo dinheiro para manter a casa quando “aparece algum serviço”. O casal que ganhou a sua primeira filha – Maria Vitória, de apenas 4 meses de vida – se enquadra nos critérios de inclusão do programa lançado hoje em Penedo.
Andrea Santos já sabe o que fazer com o recurso. “Vou poder comprar mais fraldas para Vitória, um pacote hoje custa doze reais e se acaba em três, quatro dias”, explicou a beneficiária.
Critérios
Para ter acesso ao Criança Alagoana, é preciso estar cadastrado no CadÚnico e fazer a inscrição no CRAS do município. Em Penedo, a assistência está disponível no bairro Santo Antônio (Barro Vermelho) e no Senhor do Bonfim (Oiteiro).