4 de março de 2021 5:33 por Da Redação
O governador Renan Filho anunciou, na tarde desta quinta-feira, 4, que Alagoas retroage e sai da fase verde de risco moderado baixo para a fase amarela do combate à Covid-19. Com isso, serão impostas medidas restritivas que atinge especialmente o setor de lazer. “Nesse momento não vamos restringir drasticamente, mas se a situação não mudar, corremos o sério risco de voltarmos à fase mais grave dessa pandemia!” – afirmou, fazendo um apelo para que todos colaborem com a luta do estado para evitar mortes e que o número de casos continue subindo.
Ele anunciou um novo decreto estabelecendo horário de funcionamento de bares e restaurantes, que só podem abrir das 5h da manhã às 23h. No anúncio das novas medidas, Renan Filho deixou claro que, além da redução do horário, esses estabelecimentos devem atender as medidas de higiene (uso de máscara e disponibilidade de álcool gel) e, principalmente, limitar o atendimento a 50% de sua capacidade, evitando aglomeração.
A partir de agora, estão proibidos todos os tipos de evento, sejam públicos ou privados, bem como o funcionamento de boates, casas de festas e similares. As restrições do Plano de Distanciamento Social Controlado serão mantidas pelos próximos 7 dias. Depois desse prazo o governo vai analisar os dados da Covid-19 e, se a situação não for diferente da atual, Renan Filho vai endurecer nesse enfretamento.
O quadro atual, disse ele, é de aumento do número de casos, portanto de internação e de mortes. O estado voltou a fazer parcerias com a rede privada, filantrópica e municipal para aumentar a quantidade de leitos, inclusive de UTI’s.
“Estamos aumentando número de leitos, podendo chegar a 1.500. Mas isso tem um limite!” – alertou o governador, insistindo no apelo a que toda população colabore com o fim da crise. O aumento inclui a reabertura dos hospitais de campanha.
Na live em que divulgou as novas medidas, Renan Filho disse que o comércio vai continuar funcionando, embora com horários reduzidos. Segundo ele, os shoppings poderão funcionar das 11h às 21h, as lojas de rua de 11h às 19h, e as do Centro (o chamado Comércio de Maceió), vão abrir de 9h às 17h.
Os diferentes horários visam evitar a aglomeração de trabalhadores nos ônibus urbanos.
O decreto suspendeu também todas as cirurgias eletivas, exceto nos casos de câncer e problemas cardio-vasculares.Já as escolas da rede privada vão poder continuar funcionando, mas deverão redobrar os cuidados com a higiene de alunos e funcionários.
O governador afirmou que continuará fazendo todo esforço para que nos próximos 2 ou três meses todos os alagoanos de grupos de risco sejam vacinados.