16 de março de 2021 11:55 por Marcos Berillo
Um trabalho de busca ativa realizado pelas secretarias municipais de Saúde, Habitação, Educação e Assistência Social do município de Penedo vem identificando famílias com direito e ainda sem acesso a serviços públicos, especialmente, nas localidades de baixa renda.
Somente no Criança Feliz, o número de assistidos subiu de 300 para 402. O programa é desenvolvido pelo governo federal, em parceria com municípios, para atender a meninos e meninas de zero a seis anos, filhos de famílias em situação de pobreza.
Já o Programa Criança Alagoana (CRIA), lançado pelo governo estadual em Penedo no início de fevereiro, viu o número de mulheres cadastradas saltar de 61 para 300, com as 239 beneficiárias incluídas na ação. Elas recebem um incremento em sua renda mensal no valor de R$ 100,00 para comprar alimentos e produtos de higiene pessoal para as crianças.
“São famílias que não sabiam da existência desses programas ou não conseguem, por motivos diversos, se deslocar até a secretaria ou um dos nossos Cras. Por isso, nós estamos indo até as pessoas, seguindo uma determinação do nosso prefeito Ronaldo Lopes, que é aproximar o poder público da população”, destaca o secretário de Assistência Social, Rafael Ferreira.
Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também vai ao encontro das famílias que não renovaram ou não fizeram a matrícula dos filhos para o ano letivo 2021, busca ativa que já possibilitou o acesso à educação para mais de 200 crianças e adolescentes de Penedo.
Até a sexta-feira (12), a Semed matriculou 8.223 estudantes, sendo 1.828 na Educação Infantil, 3.774 em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 2.436 do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 185 na Educação para Jovens e Adultos (EJA).
No ano passado, o total de matrículas foi de 8.012 estudantes na rede pública municipal.
“Nossa ação de busca ativa se estendeu por todas as unidades de ensino da Semed, com o engajamento das equipes das escolas, do nosso pessoal da área técnica”, destaca a secretária Cíntya Alves, sobre os resultados positivos.
A oferta do ensino para o ano letivo 2021 segue o planejamento da Semed Penedo, com aulas on-line e distribuição de material didático e kits de merenda escolar, soluções para evitar a disseminação do coronavírus.
Saúde
Identificar pessoas com direito e ainda sem acesso a serviços públicos já é parte da rotina de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de Penedo. A informação pode vir do agente comunitário de Saúde ou por demanda registrada nos atendimentos da rede básica ou setores especializados.
Os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde também são utilizam para o cruzamento de informações que possibilitam, por exemplo, localizar pessoas sem condições de se locomover ou acamadas, grupos prioritários para campanhas de vacinação, inclusive contra a Covid-19.
Para facilitar o acesso à imunização para essas pessoas, a SEMS Penedo também recorre às novas tecnologias.
Um parente, cuidador ou responsável por alguém acamado/domiciliado, pode entrar em contato pelo número 82 99399-8360 – que funciona somente como whatsapp e não atende ligação – durante o funcionamento da Central de Vacinação, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
Vale ressaltar que a campanha de vacinação contra a Covid-19 segue protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e avança para os grupos prioritários definidos pelo governo federal, conforme disponibilidade de doses enviadas ao município.
Sendo assim, o agendamento para vacinar pessoas acamadas ou domiciliadas também segue o critério de faixa etária e grupo prioritário.
*Com assessoria