31 de março de 2021 2:05 por Thania Valença
Não há queda nos números da Covid-19, em Alagoas. A suposta redução em 50% do número de casos foi desmentida pelo governo estadual, que identificou como fake o card que está circulando em redes sociais, dando conta da diminuição dos registros. Com o título “CPF cura Covid”, a imagem traz uma foto do governador Renan Filho e diz que, com a exigência de inclusão de CPF e cartão do SUS na ficha do paciente, os números de mortos e infectados em Alagoas teriam diminuído.
A exigência desses dados foi feita pelo Ministério da Saúde às vigilâncias de saúde municipais e estaduais, mas foi suspensa pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) sob o argumento de que a mudança pode provocar atraso de notificação de casos e de óbitos.
Assim, as duas entidades solicitaram ao Ministério “a retirada temporária da obrigatoriedade do preenchimento” de novos campos. A solicitação foi aceita pelo MS que, ainda na semana passada, suspendeu a implantação da nova ficha.
Fase Vermelha
Enquanto isso, Alagoas segue na fase vermelha de combate ao coronavírus, com a manutenção das medidas para evitar o crescimento da onda de transmissão da Covid-19. “Mesmo com todo o esforço feito, com redução de casos ativos sobre casos recuperados e uma leve redução na taxa de ocupação de leitos, nós ainda tivemos uma semana com o maior número de óbitos das últimas cinco semanas. Então, o Estado tomou a decisão de manter Alagoas na Fase Vermelha”, disse o governador Renan Filho, ao anunciar a prorrogação das medidas sanitárias em vigor.
Além de analisar os dados das duas últimas semanas, o governo considerou o feriadão de Páscoa quando aumentam as chances de aglomeração. Por isso, manteve o fechamento das praias no litoral alagoano durante o feriado.
Uma nova avaliação da crise será feita na segunda ou na terça-feira, e, conforme os números, será possível haver mudanças em relação às normas para alguns segmentos.
Com Agência Alagoas