15 de abril de 2021 12:25 por Thania Valença
Reconhecido como um dos mais engajados na luta das pessoas com deficiência, faleceu na madrugada desta quinta-feira, 15, o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), João Ferreira Lima. Internado a cerca de 20 dias, no Hospital Veredas, em Maceió, João não resistiu às consequências da Covid-19.
Defensor das políticas públicas em prol da pessoa com deficiência, João Ferreira assumiu vários cargos na entidade até 2015 quando assumiu a presidência, permanecendo até os dia atuais.
Um cortejo, marcado para logo mais às 14h30, saindo da porta da sede da Adefal, na Rua Clementino do Moonte, no bairro do Farol, marca a despedida do militante, cujo sepultamento acontece às 16h, no Cemitério Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes.
A morte do presidente da Adefal foi lamentada na sessão plenária da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), quando parlamentares destacaram o trabalho e o legado deixado por João Ferreira Lima. Pernambucano da cidade de Bom Conselho, ele estava em Maceió desde 1987, e foi nesse ano que iniciou a luta em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Seu falecimento foi lamentado pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputado Léo Loureiro (PP), para quem, apesar de tão dura perda, a aAdefal comemora a aprovação, nesta quinta-feira, 15, do projeto de lei que inclui os deficientes físicos na prioridade da vacinação contra a Covid.
Já o deputado Ronaldo Medeiros (MDB) ressaltou a importância da atuação da Adefal e lamentou a morte do presidente da entidade. Medeiros também destacou a proposta aprovada na ALE que garantirá a muitos deficientes físicos proteção contra o coronavírus.
Em nota, o Conselho Estadual de Saúde (CES) também lamentou a morte de João Ferreira, que era integrante daquele colegiado. “Seu trabalho é sinônimo de conquistas e vitórias na luta dos deficientes em Alagoas. João ferreira foi conselheiro e uma das maiores lideranças à frente da Adefal. Sua jornada fica como exemplo para todos” – diz a nota do CES.