22 de abril de 2021 1:50 por Da Redação
A Prefeitura de Maceió anunciou por meio de nota, nessa quarta-feira (21), que não havia recebido a quantidade suficiente da vacina CoronaVac para a aplicação da 2ª dose a partir desta quinta-feira (22). Com isso, a 2ª dose seria suspensa, sem prejuízo à população, já que estava agendada para o 21⁰ dia, mas é possível aplicar até o 28°.
No mesmo dia, pelas redes sociais, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, garantiu que haverá vacina. “Boa noite! Acabei de receber uma ligação do governador Renan Filho sobre a nota da Prefeitura de Maceió que suspende a aplicação da segunda dose de CoronaVac pelo atraso no envio de doses do Ministério da Saúde. Recebi a orientação para que buscássemos uma solução conjunta que garantisse as doses para os nossos idosos e conseguimos!!! A nossa prioridade é a saúde da nossa gente e amanhã tem vacinação, sim!”, disse ele, no Twitter.
Nesta manhã, enquanto entregava novas viaturas à polícia, Renan Filho anunciou que o Estado vai antecipar a entrega de imunizantes para a Maceió e Arapiraca. “Como as vacinas tinham acabado praticamente em todos os municípios – inclusive na capital –, nós antecipamos a D2 [segunda dose]da 10ª remessa para não parar a vacinação agora”, explicou.
O governador avalia que, como o Estado tem recebido poucas vacinas, o adiantamento na entrega não se configura como estratégia ideal. “Porque antecipar a vacina sem ter a certeza que o Governo Federal vai mandar outras doses pode atrapalhar a campanha de vacinação como um todo. Por isso, estamos fazendo com muita prudência só para não paralisar a vacinação hoje”, justificou.
A medida foi tomada sob protesto da Prefeitura de Maceió, que resolveu notificar a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que as doses sejam enviadas de imediato. De acordo com o município, falta transparência e planejamento do Estado para garantir a previsibilidade da execução do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19.
“Compete ao Estado repassar os imunizantes aos municípios, o que não ocorreu no caso de Maceió em relação à segunda dose da CoronaVac até a noite desta quarta-feira (21), comprometendo o andamento da vacinação e o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Maceió”, diz o texto.
A prefeitura disse que foi “surpreendida” pela manifestação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres dando conta de que o governo tem vacinas em estoque.
O município de Maceió precisa de um total de 26.000 doses para aplicar a 2ª dose da vacina CoronaVac, mas foi informado pelo secretário Alexandre Ayres, em comunicado informal ao secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, do envio de apenas 1.500 doses.
1 Comentário
Briga de cachorro grande! Esse povo precisa se explicar. Quem está mentindo? Quem está escondendo informação?