7 de junho de 2021 12:03 por Da Redação
O secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, anunciou que já está sendo planejado o retorno das atividades presenciais da rede municipal de ensino para o mês de agosto. A afirmação foi feita após o município informar que imunizou 100% dos profissionais da área de Educação na capital, incluindo as escolas públicas e privadas.
Na avaliação do secretário Elder Maia a Educação Infantil foi a modalidade mais prejudicada por conta da paralisação das aulas presenciais. “Os estudantes da Educação Infantil [creche e pré-escola]ficaram sem as interações lúdicas, educacionais e emocionais, muito presentes nas aulas presenciais”, lamentou.
Números
A vacinação deste grupo prioritário contra a Covid-19 teve início no dia 14 de maio e resultou na imunização de 18.892 profissionais deste segmento. Segundo a prefeitura, este número representa 104,24% da estimativa que compreende 18.124 trabalhadores, sendo 9.429 do ensino básico e 8.695 do ensino superior. Para este grupo prioritário foram ministrados 99,41% das 19.000 doses do imunizante recebidos.
Controvérsia
Em fevereiro último, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) manifestou posição oficial sobre o assunto: “Aulas presenciais, só com vacinação em massa”. De acordo com a entidade, as escolas são locais de alta aglomeração humana, propensos à contaminação em massa pelo novo coronavírus, agentes causador da Covid-19.
Na época, o Sinteal esclarecei que apenas vacinar os professores não é eficaz. Seria necessário imunizar toda a comunidade escolar. “Vamos defender a vida, vencer o vírus, derrotar a política negacionista do governo federal. Aulas presenciais só com testagem e vacinação em massa”, alertou a entidade sindical, por meio de nota.