quarta-feira 27 de novembro de 2024

Maceió terá novo sistema digital de passagem de ônibus até o final deste ano

Inovação torna Maceió a primeira capital do Nordeste a permitir recarga instantânea e Cartão Bem Legal será substituído pelo “Vamu Maceió”

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação

Prefeito JHC apresentou a novidade | Secom Maceió

Até o final deste ano, Maceió se tornará a primeira capital do Nordeste a contar com uma nova tecnologia de bilhetagem eletrônica e recarga instantânea, o aplicativo Vamu Maceió. A novidade foi anunciada hoje (29), pelo prefeito JHC.

Com ele, os ônibus passarão a ter validadores, conectados à internet, que aceitam pagamento com cartões de crédito e débito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches, além do QR Code, por meio do saldo da carteira do aplicativo. Atualmente, o usuário faz recargas no cartão de passagem somente com os aplicativos disponíveis, e é necessário aguardar de 48 a 72 horas, após a recarga, para validação dos créditos.

Já o aplicativo Vamu permite que a recarga seja feita de maneira instantânea e os créditos ficarão disponíveis em até 10 minutos, como também ocorrerá com os aplicativos RecargaPay, Rede Ponto Certo, Qiwi e CittaMobi.

A linha Salvador Lyra/Iguatemi (602) será a primeira a aderir à novidade, iniciando nesta quinta-feira (30). As instalações dos dispositivos serão realizadas de forma gradual, por linhas. A previsão é que até o fim do ano todos os ônibus da capital estejam equipados com a tecnologia.

Mais mobilidade

De acordo com o prefeito JHC, a mudança vai ampliar a mobilidade para os maceioenses. “Um milhão de usuários serão beneficiados com essa grande mudança na forma de pagamento e no direito de poder utilizar a mobilidade urbana. O Vamu tem a cara de Maceió, uma cidade moderna, inclusiva e de todos. O pagamento da passagem será acessível, tecnológico e está na palma da sua mão. Vai ficar muito mais fácil andar de transporte público na nossa capital. Nós temos a passagem mais barata e, agora, com modernização. É dessa maneira que vamos trazendo dignidade e fazendo de Maceió uma cidade que cuida das pessoas”, destacou.

Novidade estará disponível em todas as linhas até o final deste ano | Secom Maceió

Disponibilidade

Os usuários do sistema operacional Android e iOS já podem baixar o aplicativo. Por ele, será possível visualizar o extrato com todas as informações e as movimentações de uso da carteira digital do Vamu, assim como, futuramente, acessar todos os pontos de recarga espalhados pela capital, para quem optar pelo uso do sistema.

Não será necessário a troca de cartões, já que os validadores vão continuar aceitando os que estão em uso. Os aplicativos RecargaPay, Qiwi, Ponto Certo e CittaMobi, os pontos de vendas, totens de autoatendimento e os pontos físicos de recarga nos terminais também terão seu funcionamento mantido.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação A mineração predatória que a

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *