29 de setembro de 2021 2:37 por Da Redação
Até o final deste ano, Maceió se tornará a primeira capital do Nordeste a contar com uma nova tecnologia de bilhetagem eletrônica e recarga instantânea, o aplicativo Vamu Maceió. A novidade foi anunciada hoje (29), pelo prefeito JHC.
Com ele, os ônibus passarão a ter validadores, conectados à internet, que aceitam pagamento com cartões de crédito e débito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches, além do QR Code, por meio do saldo da carteira do aplicativo. Atualmente, o usuário faz recargas no cartão de passagem somente com os aplicativos disponíveis, e é necessário aguardar de 48 a 72 horas, após a recarga, para validação dos créditos.
Já o aplicativo Vamu permite que a recarga seja feita de maneira instantânea e os créditos ficarão disponíveis em até 10 minutos, como também ocorrerá com os aplicativos RecargaPay, Rede Ponto Certo, Qiwi e CittaMobi.
A linha Salvador Lyra/Iguatemi (602) será a primeira a aderir à novidade, iniciando nesta quinta-feira (30). As instalações dos dispositivos serão realizadas de forma gradual, por linhas. A previsão é que até o fim do ano todos os ônibus da capital estejam equipados com a tecnologia.
Mais mobilidade
De acordo com o prefeito JHC, a mudança vai ampliar a mobilidade para os maceioenses. “Um milhão de usuários serão beneficiados com essa grande mudança na forma de pagamento e no direito de poder utilizar a mobilidade urbana. O Vamu tem a cara de Maceió, uma cidade moderna, inclusiva e de todos. O pagamento da passagem será acessível, tecnológico e está na palma da sua mão. Vai ficar muito mais fácil andar de transporte público na nossa capital. Nós temos a passagem mais barata e, agora, com modernização. É dessa maneira que vamos trazendo dignidade e fazendo de Maceió uma cidade que cuida das pessoas”, destacou.
Disponibilidade
Os usuários do sistema operacional Android e iOS já podem baixar o aplicativo. Por ele, será possível visualizar o extrato com todas as informações e as movimentações de uso da carteira digital do Vamu, assim como, futuramente, acessar todos os pontos de recarga espalhados pela capital, para quem optar pelo uso do sistema.
Não será necessário a troca de cartões, já que os validadores vão continuar aceitando os que estão em uso. Os aplicativos RecargaPay, Qiwi, Ponto Certo e CittaMobi, os pontos de vendas, totens de autoatendimento e os pontos físicos de recarga nos terminais também terão seu funcionamento mantido.