29 de outubro de 2021 10:37 por Eleonora Duse Leite
Hoje, dia do servidor público, 28 de outubro.
Eu, em particular não tenho nada a comemorar, da mesma forma que muitos outros. Estou funcionária pública desde os anos 80 mais ou menos. Aprendi com meu pai, Braulio Leite Júnior a trabalhar, honrar e dignificar a minha profissão. Com ele e minha mãe, Edna Pontes Leite desenvolvi o senso de responsabilidade, exercitar caráter e amor ao que fazia e faço até hoje. Fui funcionária modelo do meu Estado em 2009, honraria que recebi e digo, merecida, pois até então cumpria com dignidade, honradez e amor o que tomei conhecimento a minha vida toda. Trazia comigo a vontade, o desejo e o gosto pela arte e cultura da minha Alagoas.
O Cenarte foi o meu 1° emprego. Mesmo sendo filha do Presidente da Funted( órgão mantenedor) nunca tive regalia. Era a primeira a chegar e a última a sair, e quem trabalhou comigo desde aquela época, sabe do meu apego, determinação e dedicação aquela casa institucional. Os tempos foram passando…as coisas foram mudando…tentei resistir aos apertos, desmerecimentos, falsas promessas, mas todos sabem que o físico cansa, e o coração descansa, e as vontades não são mais as mesmas…cansei…pensei…parei. Não trago mais as ilusões de outrora. Hoje, outros mais jovens que eu assumem as responsabilidades que no passado eram minhas, inexperientes talvez ,ou quase na maioria, com distinção e diferença, não tem laços, apego e nem amor que eu tinha. Lutei, briguei, como se meu fosse, e o era sem sombra de dúvidas, pois ajudei a construir e dignificar, com o coração. Conheço sua história, suas carências e dissabores, mas não interessa, não dá ibope, nem nota. Deixa para lá.
Comecei minha vida como servidora pública e certamente servi da melhor maneira possível a minha comunidade. Servidora das antigas, da máquina de datilografia, ofício, relógio de ponto, todas essas coisas que foram abolidas no mundo informatizado, por isso e mais algumas coisinhas, mereço o dia 28 de outubro, dia do Servidor Público.
Agradeço aqueles que me acompanharam e que assim como eu souberam valorizar ser servidor publico da área artística cultural de Alagoas. Obrigada.
(*) Eleonora Duse Leite é funcionária pública e graduanda em comunicação.