5 de fevereiro de 2022 1:41 por Da Redação
A viúva do líder comunista Luís Carlos Prestes, Maria Prestes, morreu na noite dessa sexta-feira, 4, no Rio de Janeiro, aos 92 anos, de Covid-19.
Em nota, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamentou o falecimento de Maria.
“O Brasil perdeu uma lutadora, uma mulher corajosa, firme e decidida. É uma perda para sua família, para todos nós do PCdoB e para todos e todas que lutam contra as injustiças desse nosso país”.
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também divulgou mensagem pela morte da viúva do militante comunista:
“Maria Prestes se foi aos 92 anos, como seu companheiro Luís Carlos Prestes. Mulheres como ela deveriam ser eternas tamanha a generosidade e resiliência q guardam em si. Fará muita falta. Guardarei sua força, sua luta, seu amor ao povo e sua coragem em homenagem à sua história”.
História
Maria conviveu com Luís Carlos por 40 anos, e o casal teve sete filhos. Ela chegou a escrever uma biografia sobre o marido, intitulada Meu companheiro: 40 anos ao lado de Luís Carlos Prestes (Editora Rocco, 1992).
Sempre ativa em movimentos políticos, Maria foi uma das militantes mais importantes do Partido Comunista Brasileiro e viveu na clandestinidade. Sua experiência na União Soviética, entre os anos de 1970 e 1979, resultou em um livro de crônicas chamado O sabor clandestino de Maria Prestes.
*Com G1 e Carta Capital