16 de março de 2022 3:27 por Da Redação
Diante do fim do mandato de 8 anos, e ciente das pesquisas que mostram serem pequenas as chances de se reeleger, o senador Fernando Collor tem viajado pelo interior de estado fazendo o que sabe fazer melhor: fingir-se um político popular. Embora tenha popularidade!
Nessas andanças em busca de voto, tem até se travestido de aliado e “amigo de infância” de Jair Bolsonaro.
Mais que outros parlamentares ligados ao presidente da República, Collor é quem melhor repete o espírito bolsonarista em Alagoas.
Ele agora tem como diversão, por exemplo, participar de clubes de tiro, núcleos de inspiração política de extrema-direita. São bases bolsonaristas em Alagoas e nacionalmente. Collor tem postado em suas mídias sociais encontros com atiradores de vários lugares.
Mais Bolsonaro do que fazer discurso anticomunista não há.
O senador vem se apresentando como cristão, pretendendo ganhar a simpatia da faixa do eleitorado conservador e de pouca capacidade de reflexão.
O cenário de incertezas quanto a seu projeto de reeleição o faz defender as pautas da extrema-direita. Nas suas andanças pelo interior, Collor incorpora à sua comitiva figuras com baixa densidade eleitoral, derrotados nas últimas eleições, mas que são organizadores de facções ultradireitistas.
Carreira solo
Não se vê nas comitivas de Fernando Collor políticos com mandatos, que sejam seus apoiadores de primeira hora. Não há prefeitos de cidades com densidade eleitoral apoiando sua reeleição.
Historicamente conhecido como um político que faz carreira solo, Collor reafirma a tradição de não ter grupo de correligionários, de não ter aliados. Quando acerta um bote, como aconteceu contra Ronaldo Lessa, em 2006, e durante os mandatos que exerceu, só convive nas altas rodas da burguesia nacional, e viaja para o exterior.
Agora, ou seja, oito anos depois, Fernando Collor volta para abraçar homens e mulheres do povo, em busca de voto. Ciente de que o cerco tem se fechado e que seu projeto de poder corre sérios riscos, como nunca aconteceu antes, está sorridente e disponível.
Mas sabe que o governador Renan Filho (MDB) é o favorito de todas as pesquisas, seja de consumo interno, seja naquelas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL).