21 de março de 2022 4:06 por Da Redação
Somente na noite desse domingo (20), a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) registrou 38,2mm de chuvas em menos de uma hora, na capital alagoana. Esse volume equivale a mais da metade do que era esperado para todo o mês de fevereiro.
A Sala de Alerta, esperava uma média de 60 mm de chuvas para todo este mês. O coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, explicou a formação deste volume de água em Maceió. “A chuva que ocorreu no último domingo na Região Metropolitana de Maceió é uma típica chuva de verão, que acontece devido ao forte calor e à umidade próxima à costa de Alagoas. Esses fatores foram determinantes para o grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo, associado a raios e rajadas de vento”, explicou.
Devido à formação dessas nuvens serem rápidas e em curto espaço de tempo, a previsão consegue ter conhecimento apenas poucos minutos antes de serem formadas, devido a sua velocidade de formação.
Próximos dias
Segundo o mais recente boletim divulgado pela Semarh, desta segunda (21) até a próxima quarta-feira (23), são esperadas pancadas de chuva de intensidade moderada, gerando acumulados significativos nas regiões do Litoral (atenção especial à Região Metropolitana e Litoral Norte), Zona da Mata (atenção especial à Mata Norte e Vale do Jacuípe), Baixo São Francisco e Agreste.
“Nestas regiões, existe risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, e risco de movimentação de massa em áreas de encosta. Há risco de transbordamento de pequenos rios e riachos”, alerta a secretaria.