31 de março de 2022 2:29 por Da Redação
Além do favoritismo para ser governador indireto, o deputado estadual Paulo Dantas deverá ser candidato a governador na eleição de outubro, com o apoio do governador Renan Filho (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor.
Vale ressaltar que, eleito pelo Legislativo para governar o estado pelos próximos 8 meses, se for candidato a governador em outubro, Paulo Dantas estará buscando a reeleição.
Se eleito para o mandato 2023-2026, o deputado não poderá disputar o que seria um terceiro mandato de governador.
“Caso vença o pleito eleitoral em 2022, ou seja, consiga sua reeleição, não poderá mais disputar o mesmo cargo em 2026, uma vez que já foi reeleito” – alerta o defensor Público, Othoniel Pinheiro, professor-doutor em Direito.
Ele explica que, ao ocupar o cargo de governador seis meses antes da eleição, Paulo Dantas, ou qualquer outro nome que saia da Assembleia Legislativa, e se candidatar ao mesmo cargo, na eleição de outubro de 2022 estará disputando sua reeleição, ou seja, o segundo mandato de governador. E assim, não poderá ser candidato ao mesmo cargo em 2026.
“É importante destacar que a inelegibilidade afetará qualquer pessoa que assumir o governo no período de seis meses antes da eleição, não importado se o exercício do cargo for temporário ou na hipótese de assumir definitivamente após a eleição indireta realizada pela Assembleia Legislativa” – acrescenta Othoniel.